Merenda escolar: equilíbrio entre sabor e nutrição

Na volta às aulas, uma das preocupações dos pais é como montar uma lancheira saudável, já que as crianças passam boa parte do dia na escola e precisam se alimentar neste período.

A lancheira saudável é importantíssima para garantir que os pequenos estejam bem nutridos na escola ou onde quer que vão. Quando o lanche é composto por alimentos adequados, ele garante a energia e os nutrientes necessários e resultam em um melhor desempenho escolar, além de evitar hábitos alimentares inadequados que podem trazer prejuízos à saúde.
Pensando nisso, reunimos tudo que você precisa saber antes de preparar os lanches das crianças!

O que não pode faltar

– Um líquido para repor a perda de água, sais minerais e vitaminas nas atividades físicas: sucos, chás, água de coco engarrafados ou em embalagem Tetra Pak, preferencialmente sem açúcar. Se não for possível preparar o suco natural na hora de a criança sair de casa, você pode congelar o suco em forminhas de gelo. Além de poder ser armazenado por bastante tempo no congelador, os “gelinhos de suco” podem ser colocados na garrafa da criança e ir descongelando ao longo do dia. Quando a criança for beber, ele ainda estará fresquinho.

– Uma fruta. Muitas frutas são práticas, pois podem ser consumidas com casca ou a casca pode ser retirada com facilidade (maçã, banana, pera, uva, entre outras). As frutas da estação tendem a ser mais baratas e a ter menos agrotóxicos. Além de nutritivas, as frutas deixam o lanche mais atrativo e divertido para as crianças.

– Um tipo de carboidrato para fornecer energia: pão integral ou comum (fôrma, sírio, pãozinho francês), bolachas sem recheio, bolos caseiros. Cuidado com a quantidade, pois é apenas parte do lanche.

– Um tipo de proteína: queijos, requeijão, iogurtes (somente se for possível manter em temperatura adequada).

Procure mesclar alimentos que a criança goste mais com outros que não sejam da preferência dela. E combine com ela que é preciso comer todo o lanche. Não pode deixar o que não gosta!

Rede municipal conta com alimentação balanceada

No âmbito da Alimentação Escolar no munícipio, o cardápio é elaborado por nutricionistas, para atender as necessidades nutricionais de acordo com a faixa etária dos alunos matriculados na rede municipal de ensino e tem como base a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados, respeitando as necessidades nutricionais, os hábitos alimentares e a cultura alimentar da localidade, promovendo assim uma alimentação adequada e saudável aos alunos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o preparo é realizado diariamente nas escolas, oferecendo a todos os alunos refeições frescas e seguras, composta por carnes, verduras, legumes e frutas entre outros itens, conforme as normas de legislação vigente.

Atualmente o município fornece merenda para 21 Centros municipais de Educação Infantil em período integral e parcial, 41 escolas e dois Núcleos de Apoio Pedagógico, totalizando cerca de 14.400 alunos, com uma média de 20.000 refeições diárias.

Receitinha para a lancheira

Panquequinha de banana

Pedimos à nutricionista Veridiana Martins e ela nos deu uma dica de um lanche nutritivo, saboroso e econômico para a lancheira das crianças. Anota aí:

Ingredientes:
1 banana
1 ovo inteiro
1 colher de sopa de aveia (flocos ou farelo)
1 pitada de canela

Modo de preparo:
Amasse a banana com um garfo, acrescente o ovo batido, a aveia e a canela e misture bem. Leve ao fogo uma frigideira antiaderente. Derrame a massa na frigideira e tampe. Após poucos minutos, vire o disco e deixe dourar dos dois lados. Está pronta a panqueca. Pode ser regada com um pouco de mel.

  • Divulgação