“Mês da Educação” promove debates sobre temas atuais para a discussão entre professores

Colaborou com o texto:
Jennifer Gonçalves

Os educadores dedicam sua vida ao ato nobre de ensinar; é inegável a importância que eles possuem no desenvolvimento pessoal e profissional de toda a sociedade. Por este motivo, é importante que os profissionais sejam incentivados a continuar evoluindo, pois toda a ‘bagagem’ intelectual adquirida pelos professores é repassada para os alunos, influenciando as próximas gerações.
Pensando em incentivar os profissionais, a Secretaria de Educação e Cultura da prefeitura promoveu em outubro o “Mês da Educação”. Os professores da rede municipal de ensino foram estimulados a participar do “Ciclo Formativo” e de uma “Mostra de Filmes”, com intuito de incentivar a formação contínua dos profissionais, que trouxe reflexões sobre diversos assuntos relacionados ao ambiente escolar.
“O Ciclo Formativo consistiu num diálogo amplo sobre diferentes temáticas que influem diretamente nos saberes e fazeres da docência. Promovemos encontros entre educadores de dentro e de fora da rede, gente das universidades, alinhando um conjunto de formações que certamente é inédito em nossa cidade. Para os professores que participaram das palestras de todo o ciclo formativo ficou esse gostinho de quero mais aliado à percepção de que nossa profissão demanda formação permanente, diálogo constante, experiências compartilhadas, estreitamento dos vínculos entre escola e universidade e valorização da docência… Tudo isso esteve presente na concepção e na realização do ciclo!”, afirma o secretário de Educação, professor Júlio Valle.
Depoimentos:

“Outubro, Mês da Educação! Onde os professores foram presenteados pela Secretaria com um ‘Ciclo Formativo”’(HTPCs temáticos), para se alcançar um salto de qualidade na educação, isto é, ‘Fazer melhor, aquilo que já fazemos’. A cada tema, uma ampliação de conhecimentos, resultando na seguinte reflexão: Educar não se limita apenas a repassar informações, mas ajudar o professor a tomar consciência de si mesmo, dos outros e da sociedade. O conhecer, ser, fazer e conviver”. Fica aqui o nosso muito obrigada pela equipe da ‘Sec.’, que cuidadosamente nos proporcionou estes momentos”.

Professora Maria Cristina Costa de Godói – Cmei Maria Aparecida Gomes – “Sá Maria”, Pasin

“O Ciclo Formativo proporcionou momentos de alegria, crescimento, inovação e reflexão sobre a nossa prática. Os temas abordados tiveram inicio com a criatividade, dedicação e experiência da professora Deise Morais que apresentou recursos para se produzir bons textos; em um segundo momento foi o esclarecimento à respeito do orçamento da educação, e finalizou com um olhar à diversidade, reconhecendo as diferenças e incentivando a igualdade nas profissões e o respeito pelo ser humano tendo a quebra de tabus. Parabéns à Secretaria de Educação pelo evento”.

Professora Crystya Leite da Silva – EM Profª Julieta Reale Vieira, Castolira

“Das palestras que tive oportunidade de participar, os temas abordaram angústias e questionamentos que muitas vezes não sabemos como, e nem onde procurar as respostas. Em particular, o tema visto sobre ‘Financiamento Público da Educação’ foi muito esclarecedor, já que foi o que motivou a minha inscrição. Entretanto, me surpreendi com a palestra sobre movimento, foi divertida e de extrema relevância para nós educadores! Outro ponto alto foi a abordagem que aconteceu na palestra ‘+ Meninas +Ciências +Matemática’, assunto que me fez refletir muito, pois é uma discussão que sempre tenho com colegas da área de exatas, agora consegui perceber que um assunto tão discutido, tem um estudo sério e muito bem fundamentado sobre o tema, a Andréia Lunkes Conrado deu um show. Escutei dela o que já era um foco para mim! Muito proveitoso o encontro! Com esta palestra, me senti mais encorajada a prosseguir na aplicação e no direcionamento para preencher os respectivos requisitos neste estudo. Enfim, me animei ainda mais! Palestras motivacionais, pedagógicas e muito esclarecedoras. Parabéns aos organizadores do Ciclo Formativo! ”

Professora Camila Alessandra de Souza – Cmei Dr. Francisco Lessa Junior, Cidade Jardim

  • Grande público participou da palestra “+Meninas +Ciências +Matemática”
  • Muita criatividade e reflexões durante as explanações temáticas
  • Professores avaliaram a palestra “Financiamento Público da Educação” como esclarecedora