Mês das Mães: Estreitando os laços

Na matéria que abre a série “Mês das Mães” contamos uma aventura diferente vivida por mães e filhos em busca de diversão e de convívio

Dizem que mães fazem tudo pelos filhos. Elas são capazes das mais nobres missões e das mais desafiadoras aventuras. E por falar em aventura, já pensaram em juntar 22 crianças e 20 mães para um acampamento de 13 horas em um shopping, incluindo pernoite? O Pátio Pinda pensou. E concretizou.
Na noite do último sábado (5), um grupo de mamães com seus filhos participou de uma maratona cheia de atividades culturais, jogos eletrônicos, contação de histórias, gincanas, “caça ao tesouro” e sessão de cinema. Os participantes aprovaram a ideia.
“Estamos adorando. Está tudo incrível e sensacional. A organização e todos os envolvidos estão de parabéns por essa iniciativa”, disse Aline Ribe, mãe do pequeno Vinícius, de 7 anos.
Para Leila, que é avó da Aline, sua participação foi por acaso, mas tornou-se uma excelente oportunidade para as duas curtirem juntas. “Minha filha se inscreveu, mas não pode vir. Então ela me passou essa ‘difícil missão’ de me divertir com minha neta, que está de aniversário hoje”, contou Leila. Aline recebeu os parabéns de todas as mães e filhos presentes.
Planejar um evento assim é desafiador e requer tempo e investimento, contudo, para a organização, o desafio valeu a pena. “Foram mais de 13 horas de programação. Dá trabalho organizar tudo? Dá. Mas é gratificante ver que atingimos o objetivo do evento que foi proporcionar um momento de interação e de convívio entre mães e filhos. Ainda mais hoje em dia em que o mundo está tão ‘digital’ e a maioria das crianças só pensa em tecnologia, poder oferecer brincadeiras, contação de histórias e atividades que gerem diversão e integração é compensador”, comenta a analista de Marketing do shopping, Amanda Moreira.

Resgatando o convívio e
as brincadeiras

Para especialistas em educação infantil, apenas 15 minutos diários de brincadeira com os filhos fazem toda a diferença para o desenvolvimento deles. O ato de brincar é fundamental para que a criança desenvolva habilidades intelectuais e emocionais essenciais em seu futuro.
“Brincar desenvolve o cérebro e ajuda os pequenos a serem mais criativos; a se comunicar melhor e a ter empatia pelos outros. Geralmente, crianças que brincam bastante tiram boas notas na escola e, por consequência disso, alcançam uma série de boas conquistas e de resultados positivos na vida adulta. Brincar melhora o condicionamento físico e a atenção às regras. Enfim, brincar é um treino para a vida”, destaca a psicopedagoga Priscila Araújo.

  • Em meio à era digital, acampamento com contação de história, gincana e “caça ao tesouro” resgata convívio social
  • Mães e filhos participaram de diversas brincadeiras e jogos
  • Aline e Vinícius curtiram a contação de história
  • A pequena Aline, aniversariante do dia, ao lado da avó Leila