Mês de Setembro também traz conscientização sobre a doença de Alzheimer

Além de abordar sobre a prevenção ao suicídio, o mês de setembro também trata a conscientização sobre o Alzheimer – doença do córtex cerebral apresentada em 1906 pelo psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer (1864-1915) durante um congresso científico na Alemanha.
A doença de Alzheimer ainda recebe muitos estigmas em virtude da falta de informação em torno do diagnóstico.
Segundo dados do Ministério da Saúde duas em cada três pessoas no mundo acreditam que há pouca ou nenhuma compreensão da demência em seus países.
No Brasil, o “Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer” foi instituído pela Lei nº 11.736/2008; ação extremamente necessária tendo em vista que há aproximadamente 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico preciso.
De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a doença; que se apresenta como demência causando perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), em função da morte de células cerebrais.
Porém, quando a doença é diagnosticada no início permite retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família. Dessa forma, o paciente precisa ter um estilo de vida saudável a fim de prevenir o Alzheimer.
O dia 21 de setembro foi instituído pela ADI (Associação Internacional do Alzheimer), como o “Dia Mundial da Doença de Alzheimer”. A data é uma oportunidade para sensibilizar a população, as entidades públicas e privadas de saúde e também os profissionais da área.