Editorial : Metas para 2017

Entra ano e sai ano e a maioria das pessoas idealiza uma série de planos e metas para cumprir no próximo ano. Geralmente durante o mês de dezembro é comum já começarmos a falar “deixa para o ano que vem!”

Acontece que o “ano que vem” chega. E já chegou. E aí, deparamos com diversos obstáculos que nos impedem de colocar em prática nossos planos e o cumprimento das nossas metas.

Pesquisas apontam que 93% das pessoas não conseguem cumprir o que prometem para o ano novo. Parece exagero? Parece. Mas não é. Isso porque muitas pessoas confundem metas com sonhos. Sonhar todo mundo sonha. Até os mais pessimistas têm algum tipo de anseio, mesmo que seja não precisar acreditar em mais nada. Mas quando falamos em metas, é preciso ter coragem. É preciso deixar a preguiça de lado e correr para o papel, para o computador, para o mural, para as planilhas, enfim, é necessário estipular prazos.

Sim! Metas precisam de prazos. De números. De esforços. Vamos a um exemplo básico: se você pretende correr a São Silvestre em dezembro de 2017 (um percurso de 15 quilômetros), até outubro do mesmo ano você deverá estar correndo por volta de 10 km; em junho 5 km; e em janeiro já começar a correr distâncias menores ou, no mínimo, manter uma rotina de caminhada.

Lembre-se, prioridade não é meta. Mas meta exige prioridades. Por exemplo, priorizar a família em 2017 é bom, é humano e fraterno. Agora, investir X por cento do seu tempo/salário para cuidar da família é uma meta que exige prioridades. Aplicar Y por cento da sua renda em transações monetárias que rendam lucros ou criar um fundo de reserva é uma meta, que exige renúncias. Emagrecer cinco quilos nos primeiros seis meses do ano é uma meta, que pode exigir grande esforço.

Tudo dependerá da prioridade que essas metas terão na sua vida. Dependerá dos prazos e do seu empenho. Se perceber que falhou, retome! Refaça! Recalcule! E se você quiser estar entre os 7% das pessoas que cumprem as metas prometidas de um ano para o outro, estipule metas reais e detalhe-as. Dê prazos menores e vá avaliando a evolução. As chances de concretizá-las serão bem maiores.

A meta para este início de ano é: aprenda a fazer metas. Feliz 2017!