Mil alunos de Pindamonhangaba conhecerão a EFCJ neste semestre

A ação é parte do programa “Trilhos Pedagógicos”. Em parceria com a Rede Municipal de Ensino, o projeto será retomado nesta quarta-feira (10)

A Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) retoma as atividades do programa “Trilhos Pedagógicos: História e Cidadania” nesta quarta-feira (10). Neste semestre, quase mil estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participarão da ação desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação de Pindamonhangaba.
O objetivo é difundir conhecimentos sobre a centenária estrada de ferro e sua importância para o desenvolvimento da região. O passeio tem início na estação Pindamonhangaba percorrendo 17 km de via férrea em um percurso de aproximadamente 45 minutos até a parada Monteiro Lobato. Durante a viagem, as turmas têm a oportunidade de visitar o Parque Reino das Águas Claras, que abriga figuras em cerâmica de personagens que fazem parte da obra do escritor Monteiro Lobato. O trajeto total dura 2h30.
A previsão é de que até 29 de junho, às quartas-feiras, às sextas-feiras e em dois sábados (13 de abril e 29 de junho), 919 alunos, de 28 escolas conheçam a ferrovia. Desde o segundo semestre de 2017, quando o projeto teve início, 2.500 crianças e adolescentes, acompanhados de professores, participaram do programa.
De volta à sala de aula, estudantes e docentes debatem o tema por meio da produção de textos e poesias, análise de fotografias antigas e documentos sobre os trens e a história da EFCJ. “A preservação da cultura e da história da ferrovia depende também do valor que os moradores da região dão a esse patrimônio. Por isso, é fundamental esse trabalho com estudantes das escolas locais”, afirma o diretor-presidente da EFCJ, Marcelo Padovan.

  • Estudantes de 28 escolas da cidade farão o passeio turístico e pedagógico