Ministério da Educação divulga resultado do Enem

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será antecipado para esta quarta-feira (18). Inicialmente, a divulgação estava prevista para quinta-feira (19), mas o MEC – Ministério de Educação e Cultura resolveu adiantar a publicação das notas.
Os candidatos terão acesso às notas de cada uma das quatro provas – ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática – e da redação, que teve como tema a intolerância religiosa no Brasil.
As notas do Enem podem ser usadas para disputar vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ainda, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do Ensino Médio.
Em Pindamonhangaba, milhares de estudantes aguardam ansiosos pelos resultados que definirão seu futuro acadêmico. Entre eles está Nathany Faria, de 18 anos, que mora no Maricá. Ela prestou o Enem em 2016, pela terceira vez. “Em 2014, ainda no segundo ano do Ensino Médio, eu fiz as provas para treinar. No ano seguinte, quando me formei, fiz a prova e com o resultado consegui ingressar, no ano passado, no curso de Engenharia de Minas, na Universidade Federal de Ouro Preto”.
Apesar de ser esse o projeto inicial da estudante, ela não se adaptou a morar longe da família e voltou para Pinda. “Quando voltei, me inscrevi de novo no Enem, para dessa vez, tentar uma vaga em Engenharia Química da USP – Universidade de São Paulo, porque o campus é em Lorena, aqui pertinho”, conta ela.
Porém, antes de fazer o exame, ela decidiu prestar o vestibular da Fatec Pinda e passou para o curso de Metalurgia. “Na verdade, eu fiz esse vestibular apenas para me ocupar, não ficar parada em casa até este ano. Mas quando comecei o curso, gostei muito. Eu fiz a prova do Enem e ainda não me decidi se farei a mudança de curso, caso eu consiga a vaga na USP”, explica a jovem.
Por conta disso, Nathany confessa que não está tão aflita pelo resultado como no ano passado. “Estou mais tranquila, de qualquer forma dá um friozinho na barriga. Das três vezes que prestei, essa última foi a mais difícil, porque exigia muito conteúdo específico”, ressalta ela e confessa que sua maior curiosidade é sobre sua nota em redação. “O tema do ano passado, intolerância religiosa, foi incrível! Então quero muito saber como me saí”.
Mais de 6 milhões de candidatos fizeram o Enem 2016. Destes, 5,8 milhões realizaram as provas na primeira edição, nos dias 5 e 6 de novembro, e 273 mil na segunda edição, que ocorreu em 3 e 4 de dezembro. Outros 53 mil participaram do exame em 13 e 14 de dezembro, datas voltadas para as pessoas privadas de liberdade.

Imagens: Divulgação
  • Estudantes aguardam divulgação das notas. No destaque, a estudante Nathany Faria, que depende do resultado para decidir se continua na Fatec ou se tenta uma vaga em outra universidade.