Ministério das Cidades lança versão eletrônica do documento veicular

O Ministério das Cidades e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), em parceria com outros órgãos, lançaram, nessa segunda-feira (27), o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital).
A versão eletrônica do documento do veículo está disponível juntamente com a CNH Digital na Carteira Digital de Trânsito, aplicativo que reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito.
O Distrito Federal será o primeiro a garantir essa comodidade aos motoristas a partir desta segunda-feira; mas, segundo assessoria do Ministério das Cidades, até o dia 31 de dezembro deste ano, a tecnologia deverá ser adotada pelos Detrans de todo o País – conforme determinação da Resolução nº 720/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
“É a evolução do aplicativo da CNH Digital que, ao se tornar ‘carteira de trânsito’, passa a oferecer, além da habilitação do motorista, as versões eletrônicas do CRLV e do DPVAT, o seguro obrigatório”, avalia o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.
Assim como a CNH Digital, o CRLV traz todas as informações do documento impresso e um QR Code que pode ser lido para verificar se o CRLV é falso em uma abordagem de trânsito por exemplo. Além disso, permite exportação em arquivo pdf, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma necessidade que exija um documento autenticado.
Outra grande novidade é que o CRLV Digital permitirá o cadastramento do veículo no próprio aplicativo e não exige que o proprietário compareça ao Detran.

  • Até dia 31 de dezembro deste ano, todos os Detrans do País deverão adotar essa tecnologia