Ministérios da Saúde e Educação se unem para vacinação nas escolas

O objetivo é aumentar a cobertura vacinal dos adolescentes contra o HPV e Meningite C.  Campanha publicitária, focada no universo dos games, será lançada para reforçar a adesão

Os ministérios da Saúde e da Educação anunciaram, na quarta-feira (15), parceria para ampliar a vacinação em crianças e adolescentes. As escolas vão atuar junto com as equipes de atenção básica para a atualização da caderneta dos estudantes. Para isso, será renovada portaria do Programa Saúde na Escola que prevê ações voltadas à prevenção e promoção da saúde nas salas de aula. O reforço dessa iniciativa será fundamental para a adesão de adolescentes na campanha de vacinação contra HPV e Meningite C que será divulgada a partir deste domingo.
Uma das propostas é que os estudantes apresentem, já na matrícula, a Caderneta de Vacinação e as escolas comuniquem o sistema de saúde sobre as doses prioritárias para os seus alunos. “Estamos aqui somando esforços para ampliar a cobertura vacinal. O importante é que o sistema de saúde saberá, informado pela escola, quais as vacinas que faltam naquele conjunto de crianças matriculadas e poderá, em um determinado dia combinado com a escola, regularizar a caderneta vacinal desses alunos”, destacou o ministro da saúde, Ricardo Barros, ao anunciar a medida nessa quarta-feira (15), em coletiva de imprensa realizada em conjunto com o Ministério da Educação.
O ministro lembrou que os adolescentes não têm o costume de procurar o sistema de saúde, portanto a parceria nas escolas pretende alavancar a cobertura de vacinas, como o HPV, assim como acontece em outros países com essa mesma experiência.
O Ministério da Saúde fornecerá material informativo sobre as doenças às escolas. A ideia é estimular os professores a conversem com os alunos e familiares sobre o tema. Serão enviadas cartas para professores, alunos e familiares reforçando sobre a importância da vacinação e sobre as consequências do HPV e da Meningite C como problemas de saúde pública.