Vanguarda Literária : MISTÉRIO E REALIDADE

A verdade filosófica da realidade depara de todos os lados com o difícil problema do mistério. Ele sempre dominou o imaginário do ser humano.Certamente, fosse ele qual fosse ,já intrigaria e incomodaria o homem das cavernas. A realidade misteriosa que envolve a realidade racionalmente compreendida se faz notar na evolução dos indivíduos. Interessante, é notar que as crianças e adolescentes sentem o mistério do viver e questionam: “ Quem sou eu?”. Parece que os adultos, ao adquirir novos conhecimentos,esquecem-no,mas, acabam redescobrindo o dominio do mistério sobre eles.Que seria ele ,senão uma penetração no mais íntimo da nossa realidade ,por meio de uma profunda ação da nossa personalidade,com a expansão da vontade e do sentimento?Em termos etmológicos, mistério é algo que se fecha em si mesmo,mas, se aceitamos ( porque somos livres) participar dele intensa e ativamente, deixa de ser incompreensível ,visto que o nossa ser atua na realidade que se apresenta , na ânsia de entendê-la e vivê-la.
A participação na realidade que se nos apresenta é uma obrigação filosófica! A aceitação dos seus desafios é essencial! Mais importante ainda é viver na plenitude, mergulhar nela, não importa os aspectos negativos da existência, nem as limitações do ser.Tudo isso é realidade. À medida em que formos progredindo, as limitações, as deficiências e senões serão certamente superados, uma vez que foram compreendidos, aquilatados e valorizados.
A nosso ver, a vida humana não será perfeitamente humana se não for decorrente( é importante insistir nisso!) de um mergulho, sem preconceitos, na imensidão da nossa realidade, na tentativa constante de entendê-la e enfrentar o imenso desafio da aceitação. A compreensão e a aceitação, em nenhum momento ,significam conformismos, nem renúncia de valores! Esse esforço de ressignificação de valores e de atitudes é que nos enobrece e nos mostra que somos os verdadeiros atores no drama do nosso viver tão cheio de conflitos e incrívelmente belo.
Dessa maneira, ao expor esses argumentos, concluimos pela necessidade imperiosa da experiência fantástica do viver , nesse nosso pequeno mundo, tão cheio de contradições e injustiças, à espera de nossa ação efetiva para torná-lo menos sofrido,mais solidário e menos ameaçador aos nossos semelhantes.