Modernização do sistema de iluminação atinge 30% e 28 bairros já estão com LED 100%

Vinte e oito bairros de Pindamonhangaba já estão com praticamente todo seu sistema de iluminação substituído por LED. A ação faz parte do plano de modernização e eficientização do sistema de iluminação pública e vem sendo executado pela Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Governo e Serviços Públicos.

Das 23 mil luminárias convencionais, cerca de 7 mil já foram substituídas por LED, o que representa cerca de 30% de todo o parque de iluminação do município. Nesta semana, o trabalho será finalizado nos bairros César Park, Terra dos Ipês, Vila Burghes, Socorro e Vila Rica.

EDP contempla Pinda com 948 luminárias de LED

Outra parceria que a cidade realiza no setor de iluminação pública vem acontecendo graças à EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que está investindo cerca de R$ 895 mil na modernização do parque de Iluminação Pública de Pindamonhangaba.

O trabalho, em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba, começou em janeiro e deve ser concluído em 60 dias. Com foco na eficiência energética, serão substituídas 948 luminárias comuns por luminárias de LED, que são mais duráveis e econômicas.

A iniciativa traz benefícios para a população, pois a tecnologia LED proporciona mais conforto visual e nitidez das vias que serão modernizadas, ampliando assim a segurança de forma geral. As lâmpadas LED também resultam em maior eficiência na redução dos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da lâmpada é superior ao sistema que estava sendo utilizado. O novo modelo também gera menor impacto ambiental por não conter mercúrio e outros componentes em sua composição.

Em Pindamonhangaba o projeto de substituição das lâmpadas vai gerar uma economia de energia de 768 MWh de energia da administração municipal referente à iluminação pública. Esse volume de energia equivale ao consumo médio anual de aproximadamente 320 residências, considerando o consumo médio de 200 kWh/mês.

“Beneficiar a população da área de concessão por meio dos programas de eficiência energética e tornar a iluminação pública das cidades mais limpa e eficiente é o nosso propósito. Contribuímos diretamente para a utilização segura e racional da energia elétrica, e, consequentemente, para a redução de gastos com energia e um melhor uso dos recursos naturais”, afirma o gestor operacional de Eficiência Energética, Leandro Gomes.

A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da EDP, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL

Bairros que já foram contemplados com Iluminação LED

Vale das Acácias, Santana, Crispim, Bosque, Alto Cardoso, São Benedito, Residencial Andrade, Campo Alegre, Carangola, Castolira, Bela Vista, Jardim Mariana, Lago Azul, Lessa, Liberdade, Maricá, Mombaça, Parque das Palmeiras, Parque Ipê, Pasin, Portal dos Eucaliptos, Santa Cecília, Santa Clara, Triângulo, Vila São Benedito, Vila Verde, Araguaia e Flamboyant.

Segundo a Secretaria de Governo, alguns pontos desses bairros ainda permanecem com iluminação convencional, em virtude de serem pontos que serão contemplados junto ao convênio com a EDP, que o município recebeu como doação ou espaços de praças públicas que serão finalizados posteriormente.

Sobre o projeto

A ação vem sendo realizada pela empresa Ilumitech Construtora e trará ao município uma economia na conta de luz na ordem de 60%, estimada em R$ 330 mil por mês, bem como o aumento significativo do “brilho” da cidade, aumentando em mais de 120% o índice de iluminamento em todas as ruas e avenidas.

A empresa realizará também todo o georreferenciamento, etiquetamento dos postes e a troca de relés, luminárias e grande parte dos braços de iluminação pública.

Com esse trabalho, a Prefeitura já vem reduzindo o consumo de energia, gerando economia aos cofres públicos. Além de menor consumo de energia e maior “brilho”, as luminárias de LED também têm vida útil maior que as luminárias convencionais.

Essa foi uma proposta do nosso plano de governo e uma meta determinada pelo prefeito Dr. Isael. Em breve a cidade toda receberá iluminação de primeiro mundo, trazendo mais segurança e uma sensação visual mais moderna”, afirmou o secretário de Governo Ricardo Piorino.

  • Vista aérea do bairro da Mombaça já com luminárias de LED instaladas
  • ANEL VIÁRIO
  • SANTA CECÍLIA