Morador de rua muda de vida com apoio do Albergue Municipal

O Albergue Municipal da Prefeitura de Pindamonhangaba vem ajudando várias pessoas a saírem das ruas e, no inicio do mês de outubro, mais um morador de rua deixou de viver nos espaços públicos.
O ex-morador de rua dormia nas praças do centro da cidade e passou a frequentar o albergue, recebendo apoio com higiene pessoal, alimentação e pernoite, ganhando forças para arrumar sua documentação e diminuir o uso de drogas. Após algumas semanas, procurou a família e prometeu que iria deixar as ruas e as drogas definitivamente, procurando um trabalho e fazendo o tratamento da dependência química para deixar o uso do álcool e do crack.
O jovem tem 35 anos e está fazendo o tratamento com apoio do Caps AD, sendo incluído em programas sociais, tendo começado a trabalhar há cerca de quinze dias, mudando seu comportamento e deixando de dormir debaixo das marquises.
Os próximos passos serão a aproximação familiar e o aluguel de um quarto para que ele possa viver de forma independente e conquistar os seus objetivos.
O Albergue Municipal acolhe, todos os dias, pessoas em situação de rua no período noturno, oferecendo diversos serviços e possibilitando a saída das ruas, garantindo a inclusão social.  O espaço conta com o trabalho de grupos religiosos, de autoajuda e de voluntários que apoiam na alimentação e nas conversas diárias, que ajudam as pessoas a deixarem as ruas, aproximando a comunidade e trazendo para o espaço parcerias em favor do próximo.
O abrigo oferece ainda mais de 20 serviços em parceria com o serviço de abordagem social.  Nos últimos dois meses, foram atendidas 91 pessoas, totalizando 793 pernoites e 1.615 refeições, entre jantar e café da manhã.
O assistente social responsável pelo abrigo, Maurício Faria, afirmou que após a criação do albergue, o cenário nas ruas apresentou melhora em aproximadamente 50%, havendo ainda muito a fazer, principalmente em relação aos migrantes e pacientes psiquiátricos. “Agradeço a Deus e a cada ‘morador de rua’ que tem aceitado a oportunidade em mudar de vida, bem como o apoio dos voluntários, do Fundo Social de Solidariedade e da gestão municipal, convidando a todos para se unirem na melhoria dos serviços já ofertados, buscando acolher ainda mais pessoas em situação de rua e ajudando ao próximo”, afirmou.
O albergue funciona todos os dias e está localizado na rua Cônego José Luiz Ribeiro, 157, São Benedito, Pindamonhangaba.

Imagens: Divulgação
  • O ex-morador de rua dormia em praças, agora recebe apoio com higiene pessoal, alimentação e pernoite