Moradora de Pindamonhangaba é destaque na lista da Forbes

A artista visual e designer de moda Ana Clara Watanabe, de 25 anos, moradora de Pindamonhangaba, é um dos destaques da lista da Forbes como jovem destaque no ramo da moda no país. A lista, divulgada em dezembro, apresenta 15 jovens brasileiros que brilharam nas artes, ciências, negócios, esportes, moda e tecnologia, entre outros, em 2022. Ao lado de Ana Clara, compõem a lista, nomes como a atriz Marina Ruy Barbosa e os influencers Casimiro e Virginia Fonseca.

A lista da Forbes Under 30 Brasil foi criada pela Forbes em 2014, para destacar empreendedores e criadores de até 30 anos, que se destacam em 15 setores diferentes. Cada candidato é avaliado com base em critérios como criatividade, faturamento, benefícios sociais reais e projetados, número de pessoas impactadas e entre outros requisitos que ajudam a eleger os 90 Under 30 vencedores.

Para Ana Clara, seu ingresso na lista foi uma grata surpresa. “Não esperava, porque eu não me inscrevi para participar. Ainda assim, eles me convidaram para compor a lista”, conta ela.

A participação na lista da Forbes é, para Ana Clara, a validação de anos de trabalho. “A importância de estar na Forbes é o reconhecimento no mercado, que vai além do mercado da moda. Sinto que meu trabalho ultrapassou a bolha da moda e se expandiu. Ver pessoas de outra área de atuação validando meu trabalho,causa um impacto enorme e gera um amadurecimento de um trabalho, de anos de dedicação. É um outro posicionamento no mercado”, destaca.

A arte e a moda feita por Ana Clara são inspiradas, em muito, na vida do interior que ela sempre teve em Pindamonhangaba. Com base nessas vivências, ela fez um fast filme, gravado na estrada do Ribeirão Grande, registrando as casas e as histórias que encontrava. A artista busca trazer a experiência e a cultura local, em obras autorais.

Para o futuro, Ana Clara pretende se dedicar às artes visuais e voltar a um projeto autoral que estava parado. “Estou com um projeto a fazer no sítio dos meus pais, um retiro criativo, com exposição de artes, que mostrem a cultura que temos aqui”, enfatiza. “O objetivo é tornar Pinda um circuito de artes”, finaliza.

  • A artista está entre os jovens empreendedores brasileiros de até 30 anos, que se destacam em 15 setores diferentes
  • Divulgação Look criado por Ana Clara para um editorial de moda em dezembro de 2022, que mistura suas inspirações nas artes visuais e na moda