Moradores devem limpar quintais para evitar aparecimento de escorpiões

De acordo com uma publicação da revista Exame, baseada em uma entrevista com o biólogo e pesquisador Randy Baldresca, a população de escorpiões no Brasil aumentará em até 70% nos próximos dois anos, se não houver uma comoção popular para evitar o acumulo de lixo e entulho.
Para evitar a proliferação do escorpião é preciso combater também os animais que servem de alimentos. De acordo com o Departamento municipal de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, através do setor de Controle de Vetores, é importante que a população tome medidas preventivas para evitar o aparecimento de escorpiões.
“A principal fonte de alimentação do escorpião é a barata. Assim, de modo natural, a eliminação de baratas gera a diminuição de escorpiões. Para isso, uma das formas é fazer a limpeza constante nos quintais e manter ralos tampados – evitando que elas entrem dentro de casa e atraiam escorpiões”, explicou o diretor Rafael Lamana.
Sobre a aplicação de venenos, ele ressalta que é importante ter cautela, “pois o produto inadequado tem dois problemas: o primeiro é não ser eficaz para matar o aracnídeo; o segundo, é que ao ficar estressado com a ação do elemento, o escorpião entra em processo de auto-reprodução e infesta o local com mais filhotes do que normalmente ele teria”.
Ele lembra que quanto mais próximo um local for de cemitério, terreno baldio, trilhos de trem ou riacho, maior é o risco de presença desse aracnídeo.
Como um inseticida comum não ajuda e não mata o bicho, o recomendado é que ao se deparar com um, seja feita uma ação mecânica que mate o animal. Na prática, a pessoa deve usar uma faca ou algum objeto que esmague ou corte o escorpião ao meio.
Caso mais de um seja identificado no local, especialistas recomendam que empresas controladoras de pragas sejam contatadas imediatamente.
Em Pindamonhangaba, as reclamações de aparecimentos de escorpião têm aumentado significativamente. Em 2016 foram 174 entre 85 acidentes e 89 reclamações; em 2017 (janeiro a julho) totalizam 130 ocorrências sendo 72 acidentes e 58 reclamações.
Acidentes com a picada do escorpião são de notificação obrigatória à Vigilância Epidemiológica e varia o seu grau de risco, que pode até causar a morte, sobretudo em crianças e idosos. Para evitar tudo isso, o município pede, novamente, que a população colabore com a limpeza de seus quintais e não jogue lixo em terrenos e áreas verdes.