Moreira César ganha base do SAMU

O Distrito de Moreira César ganhou, na sexta-feira (27), uma base descentralizada do Samu Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, entre os prédios do Cisas e da UPA, na rua José Teberga.
A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e da população. Além dos profissionais que já atuam na base do Samu no centro da cidade, serão mais seis profissionais exclusivamente para Moreira César, com atendimento 24 horas, sete dias por semana. Os bombeiros serão parceiros por meio da Atividade Delegada.
Essa base descentralizada faz parte, ainda, de uma rede que futuramente interligará as UPAS, o Pronto-Socorro e os hospitais de atendimento de urgência de alta complexidade do Vale do Paraíba.
O comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros na região, capitão PM Paulo Roberto Reis, destacou a Atividade Delegada como importante para a implantação desta base descentralizada do Samu. “Essa parceria com a Prefeitura é muito importante pois, por meio da Atividade Delegada, os bombeiros serão os condutores das ambulâncias. Essa parceria vai melhorar ainda mais a integração entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura”, afirmou.
A secretária de Saúde, Valéria dos Santos, lembrou de todos os percalços enfrentados tanto para a implantação do Samu no centro da cidade, quanto para a base de Moreira César e agradeceu a todas as pessoas envolvidas. “Graças ao empenho de todos, hoje podemos oferecer aos moradores de Moreira César uma base do Samu que, com certeza, vai colaborar para a agilidade no atendimento e salvar muitas vidas”, afirmou.
Para o prefeito Isael Domingues, a inauguração desta nova base só foi possível graças a economia gerada em 2017 com a saída do consórcio antigo com Taubaté. “Num ano de crise, diminuição de arrecadação tivemos que tomar decisões corajosas, como rever diversos contratos da saúde. O Samu foi um deles. Só com o novo formato de Samu em 2017 economizamos aproximadamente R$ 2 milhões, que hoje estão sendo empregados em novos serviços públicos de saúde como o Pronto-Socorro da gestante que já foi inaugurado, e agora esta nova base móvel descentralizada de urgência em Moreira César”, destacou.

  • Além de economia, parceria com os bombeiros permitiu a realização dessa iniciativa