Moreira César recebe primeiro “Ponto de Entrega de Entulho e Resíduos”

Pindamonhangaba está criando o primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV), no bairro Liberdade, em Moreira César. O local se destinará ao descarte correto de materiais inservíveis, como entulho de construção, restos de poda, móveis e equipamentos domésticos, além de pilhas, baterias, lâmpadas e óleo de cozinha, que serão direcionados para a reciclagem.
O PEV está sendo construído na avenida Joaquim Garcia de Paula, na extensão da Escola Municipal “José Gonçalves da Silva – Seu Juquinha” e da creche do Liberdade. De acordo com o subprefeito de Moreira César, Nilson Luís de Paula Santos, este primeiro PEV é um projeto piloto, que visa a conscientizar a população sobre os locais adequados para o descarte de lixo e entulhos. Serão quatro caçambas a cada mês, com a presença de um funcionário para auxiliar os munícipes. O PEV será realizado em parceria com a Coletora Pioneira.
“O PEV é uma área pública instalada em local adequado, cuidadosamente escolhido para receber resíduos de pequenos geradores. O volume máximo de cada entrega é de um metro cúbico, equivalente a um porta- malas de carro de passeio ou a caçamba de um utilitário pequeno”, explicou o subprefeito. Ele lembrou, ainda, que ao lado do PEV será construída uma área de lazer, com academia da melhor idade e parque infantil.
Além de Moreira César, a prefeitura vai instalar mais três PEVs na cidade: no Araretama, no bairro Maria Áurea e em um quarto local ainda a ser definido.

O que o PEV recebe?

O local receberá: sobras de construção, reforma ou demolição; tábuas, tijolos, frações, tubulações, pisos e materiais de acabamento; móveis e equipamentos domésticos: sofás, cadeiras, geladeiras, armários (desmontados); sobras de podas de jardim; madeiras; pilhas e baterias; óleo de cozinha usado; lâmpadas fluorescentes inteiras (até 4 por entrega) e pneus (até 4 por entrega).
O PEV não recebe: lixo orgânico, animais mortos, materiais recicláveis, lixo hospitalar e volumes acima de 1m³.

  • Espaço concederá descarte correto de materiais inservíveis, que serão direcionados à reciclagem