Mostra Nexus – Container4you coloca o Vale do Paraíba na rota dos projetos sustentáveis

Opção sustentável dentro da construção civil, as residências feitas com containers já são uma realidade no mercado. Prática, rápida e limpa, esse tipo de obra oferece ainda uma enorme variedade de soluções para decoração e design.
A partir do dia 25 de outubro, será possível conferir um panorama completo dessa nova tendência. A data marca o início da 1ª Mostra Nexus – Container4you, evento que será realizado em Jacareí, no Vale do Paraíba, e conta com 28 ambientes assinados pelos principais escritórios de arquitetura e designer de interiores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Grande São Paulo.
Com 1.870 metros quadrados de área construída e 4.000 metros quadrados de área total, a mostra é a maior do gênero na América Latina. No ambiente, será possível conferir de perto os detalhes desse tipo de construção, que é mais rápida, produz menos lixo e custa até metade do valor de uma obra similar de alvenaria.
A exposição, que deve receber 10 mil pessoas, ainda abordará questões como conforto térmico, aproveitamento de espaço e particularidades do design de interiores para esses projetos.
Curadora da mostra, a arquiteta Adriana Marin ressalta que o evento partiu do desafio de conceber um projeto sofisticado para uma residência construída com containers. O projeto, recebido primeiramente para o seu escritório, transformou-se em oportunidade para ampliar o reconhecimento aos arquitetos, decoradores e paisagistas da região.
“Quando recebi essa demanda e vi o tamanho do projeto, logo pensei: ‘por que não fazer uma mostra de container com isso?’. No início, as pessoas não acreditaram muito, mas agora a mostra já é uma realidade”, diz.
De acordo com a arquiteta, a grande diferença da Mostra Nexus para outras do setor é justamente o fato de se tratar de um projeto real, que servirá de lar para uma família.
Especialista nesse tipo de construção, Adriana afirma que as casas de container são uma tendência mundial, alinhada às necessidades do mundo contemporâneo. Ela aponta questões como sustentabilidade, economia e praticidade como alguns dos benefícios.
A 1ª Mostra Nexus – Container4You será realizada de 25 de outubro a 30 de novembro, às sextas, sábados e domingos (sextas e sábados, das 12h às 20h, e domingos, das 12 às 18 horas), na Estrada dos Remedinhos, 1.912, Jacareí. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada) e podem ser comprados no site www.nexusoficial.com.br/mostra. Parte da renda será destinada ao GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer).

  • Com 4.000 metros quadrados, exposição com 28 ambientes assinados por arquitetos e designers de interiores da RMVale é a maior realizada em containers na América Latina