Mostra sobre Rui Barbosa comemora Dia da Cultura no Museu

Em 5 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Cultura Brasileira, mas o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina já está em comemoração! Para homenagear a data, foi lançada na terça-feira (18), a exposição sobre Rui Barbosa, patrono do Dia Nacional da Cultura.
Além dessa exposição, o dia 5 de novembro terá diversas atividades comemorativas à data, como uma visita guiada especial ao Museu, a partir das 14 horas. Na ocasião, estará sendo realizada uma ocupação cultural no prédio, com diversas manifestações artísticas. Tudo com entrada gratuita.
As atividades comemorativas estão sendo realizadas pelo Museu, em parceria com o Departamento de Patrimônio Histórico e Conselho Municipal de Cultura.
As visitas à exposição, que permanecerá até o final deste ano, podem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
Data e homenageado
O Dia Nacional da Cultura Brasileira foi instituído por meio da Lei Federal nº 5579, de 19 de maio de 1970, e celebra o nascimento de um dos mais importantes personagens da História do Brasil: Rui Barbosa. Intelectual, jurista, político e jornalista, ele nasceu em 5 de novembro de 1849.
Liberal nato, orador e estudioso da língua portuguesa, Rui Barbosa foi presidente da Academia Brasileira de Letras. Sua produção intelectual é vastíssima, representou o Brasil com brilhantismo na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia.

Imagens: Divulgação
  • As visitas à exposição, que permanecerá até o final deste ano, podem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas.