Motoristas e Monitores do Transporte Escolar participam de Encontro de Capacitação

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, no sábado (27), o II Encontro de Capacitação de Motoristas e Monitores do Transporte Escolar, na Fabad (Faculdade Bíblica das Assembleias de Deus). O evento foi realizado após acompanhamento presencial e análise do trabalho de motoristas e monitores do transporte escolar – que abrange as áreas urbana e rural de Pindamonhangaba e o Distrito de Moreira César – como sequência do primeiro encontro, realizado no início do ano, no Teatro Galpão.
O II Encontro reuniu 140 pessoas e teve a coordenação do diretor de Educação, Carlos José Laurindo Lemes. A capacitação foi ministrada pelo responsável do Setor de Transporte Escolar Lucas Ouverney, que fez uma devolutiva das avaliações realizadas durante o período de monitoramento e uma nova capacitação.
Convivência com os alunos, procedimentos de segurança e casos de emergência, cuidados no momento do embarque e do desembarque, direitos e deveres dos pais são alguns dos tópicos que foram fiscalizados nos últimos meses e que foram abordados durante o encontro.
A importância do transporte escolar, os cuidados necessários, riscos existentes e a necessária capacitação de todos os envolvidos – Prefeitura, escolas, professores, pais e principalmente motoristas e monitores, foram abordados por Lucas Ouverney.
Ele falou ainda sobre os detalhes que envolvem o transporte escolar de alunos: como deve ser feito, determinações legais a serem cumpridas, cuidados necessários, respeito à vidas humanas, riscos de processos em caso de qualquer falha, e por isso mesmo a necessária preparação de todos os profissionais envolvidos nesse trabalho.
O treinamento ainda contará com mais duas etapas, fiscalização e monitoramento e capacitação final, que deverá ser concluída até o fim deste ano.

Rede Estadual também passou por capacitação
No dia 24, aconteceu a primeira ação de capacitação para os diretores e gestores da Rede Estadual de Ensino, que foi realizada na Diretoria Regional de Ensino.
Durante o treinamento, foram abordados os assuntos gerais do transporte escolar: quem tem direito ao benefício, segurança, normas de procedimento, direitos e deveres das escolas e alunos, fiscalização, entre outros assuntos.
O treinamento também faz parte do plano de ação do setor de transporte escolar que além dessas capacitações para os profissionais envolvidos vem desenvolvendo palestras nas unidades escolares com pais e alunos. “É importantíssimo palestras de capacitações com os profissionais envolvidos com o transporte escolar e as reuniões com os pais e alunos onde abordamos os direitos e deveres dos mesmos para termos um transporte seguro e de qualidade como o que temos hoje no nosso município”, disse Lucas Ouverney.
O diretor Carlos José salientou a importância do envolvimento da Rede Estadual no plano de ação: “Mesmo sendo aluno da Rede Estadual de Ensino e da Apae, nós transportamos sobre nossa responsabilidade porque também são nossas crianças, filhos de Pindamonhangaba”.