Editorial : Movimente-se!

Nesta quarta, 31 de maio, milhares de cidades ao redor do mundo voltam a participar do “Dia do Desafio”. Criada no Canadá, durante um rigoroso inverno, a data veio da necessidade de se “aquecer” em meio a uma temperatura que beirava os 20 graus negativos.

O ano era 1983 e a ideia seria realizar uma ação com a colaboração de todos. Então, às 15 horas, todos deveriam apagar as luzes, sair de casa e caminhar durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. A iniciativa estimulou a realização de atividade física e gerou economia de energia, que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com cidades vizinhas: estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

O conceito foi bem aceito a campanha passou a ser realizada todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo. No Brasil, o evento acontece há cerca de 20 anos e oferece a oportunidade de movimento coletivo.

Este ano, Pindamonhangaba participará da competição do Dia do Desafio, com a cidade Puerto La Cruz, da Venezuela, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O intuito é mobilizar o maior número de pessoas a participarem de esportes e atividades físicas, entre zero e 20 horas. O grande desafio é fazer as pessoas perceberem a importância de uma vida ativa, com hábitos saudáveis.