Movimento “Agosto Laranja” leva informação aos munícipes

Não é apenas usar a hashtag #AgostoLaranja nas redes sociais ou utilizar roupas, acessórios e maquiagem da cor laranja; é também se munir de informação, “vestir a camisa” da empatia e ajudar a divulgar a campanha que busca, sobretudo, a conscientização.
Foi com este propósito que a praça Monsenhor Marcondes, em Pindamonhangaba, recebeu o evento “Agosto Laranja”, nessa quarta-feira (30) – data considerada o “Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla”.
Na região, o movimento “Agosto Laranja”, encabeçado pelo grupo “Somos Todos Esquecidos”, do Vale do Paraíba, trabalha para reforçar as ações de informação e de conscientização – e contou com o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba por meio de diversos setores, entre eles, a secretaria de Saúde e a coordenadoria de eventos.

Sobre a doença
Também chamada de EM, a Esclerose Múltipla é uma doença do sistema nervoso central, é autoimune e suas causas ainda são desconhecidas. Não há cura, mas existem tratamentos eficazes. De acordo com informações do Instituto Datafolha (2017), atualmente, a doença atinge por volta de 35 mil brasileiros, mas pouco se ouve falar dela.
Há 12 anos com a doença, a pindamonhangabense Valéria Carvalho sabe da importância da informação correta, do tratamento adequado e do suporte dos familiares. “O apoio da família é fundamental durante o tratamento. Não apenas para auxílio físico, mas para o suporte emocional mesmo”, contou Valéria, que é um grande exemplo de perseverança nesta luta por informação adequada e respeito aos portadores da doença. Ela, que esteve na ação da praça e orientando as pessoas, ressaltou que é possível conviver bem com a doença, “desde que a pessoa tenha um bom diagnóstico, siga corretamente o tratamento e tome a medicação de maneira adequada. Eventos de divulgação sãos fundamentais!”
O grupo “Somos Todos Esquecidos” tem página no Facebook e os sites das ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla) e da AME (Amigos Múltiplos pela Esclerose) também trazem bastante informação a respeito.