MRS confirma retirada do pátio de manobras da região central e novo viaduto próximo a Novelis

A MRS Logística confirmou, em reunião virtual realizada na última semana com a Prefeitura de Pindamonhangaba, três boas notícias para a cidade: a retirada do pátio de cruzamento de trens do centro da cidade, onde será construída uma passarela para facilitar a passagem dos pedestres; a construção de um viaduto próximo a Novelis, para atender o tráfego na região, e ainda a substituição de todas a cancelas antigas por sinalização automática ativa. As propostas precisam de aprovação das instâncias governamentais federais.
A reunião virtual contou com intermediação do deputado federal Marcos Alvino (PL) e a participação de representantes da MRS Logística, os srs. Gustavo Bambini, diretor de Relações Institucionais, e José Roberto, gerente de Relações Institucionais, bem como representantes da Prefeitura, como o vice-prefeito Ricardo Piorino, secretaria de Obras e Planejamento Marcela Franco e do chefe de gabinete Rodrigo Lóssio Ferreira.
“Recebemos com muita satisfação essa excelente notícia para os moradores de Pindamonhangaba. A reivindicação do prefeito Dr. Isael, a qual estamos trabalhando há algum tempo e que abrange uma série de melhorias na mobilidade urbana da cidade será finalmente atendida”, afirmou o deputado Marcio Alvino.
A retirada do pátio de manobras na região central de Pinda irá eliminar um problema crônico do trânsito da cidade, que fica totalmente paralisado com a interrupção das composições férreas.
Segundo a empresa MRS, as referidas obras constituem o plano de negócios da renovação antecipada da concessão e o próximo passo será a avaliação da proposta pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e, posteriormente, pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Novos viadutos

Durante a audiência a MRS também recebeu outros importantes pleitos do município como a ampliação do viaduto existente na região central e a construção de um novo viaduto em Moreira César, que são antigas reivindicações dos moradores da cidade.
“Esse pedido de viabilização e estudos para um novo viaduto em Moreira César trará um enorme avanço à mobilidade do Distrito e será marcante para a economia daquela região pois com ele, teremos a interligação da região do Feital com a área do novo cemitério, levando até ao novo terminal rodoviário em construção, o que dará grande fluxo ao mesmo, com novas linhas e também acesso, sentido Dutra”, afirmou o prefeito Isael Domingues.
“Aproveito para agradecer a MRS Logística pela parceria e pelo cuidado constante em trabalhar pela melhoria da infraestrutura urbana nas cidades paulistas. Como presidente da Frente Parlamentar Mista da Infraestrutura Viária e Mobilidade Urbana, juntamente com o apoio do deputado estadual André do Prado, continuarei trabalhando para trazer mais investimentos nessa área e consequentemente trazer mais melhorias”, afirmou Alvino.

Parceria com MRS traz diversas melhorias para o município

Desde 2017, Pindamonhangaba vem estreitando o relacionamento com a MRS Logística e diversas ações e parcerias foram implantadas beneficiando os moradores da cidade. Dentre as melhorias estão a iluminação, sinalização e urbanização das passagens de pedestres sobre a linha férrea que trouxe mais segurança para a travessia.
Outra ação foi a colocação de gradil no entorno da nova praça 7 de Setembro, trazendo um visual muito mais agradável para o novo espaço público construído. “Só temos a agradecer à MRS pois com esse bom relacionamento, a população de Pindamonhangaba só tem a ganhar com as boas ações”, afirmou a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.
O projeto de restauro do Complexo Ferroviária também é uma ação que tem apoio da MRS em Pindamonhangaba. Atualmente a empresa participa como apoiadora das obras de restauro da residência da estação, localizada nos baixos do viaduto central.

  • As modificações a serem executadas no centro da cidade devem resolver um problema crônico no trânsito - Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Representantes de Pindamonhangaba visitaram Mogi das Cruzes para ver de perto a automatização da cancela, que será instalada também em Pinda - Créditos da imagem: Divulgação
  • Todas as cancelas antigas serão substituídas por um sistema de sinalização automático - Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação