Mudanças pós pandemia

Pelo visto, em breve estaremos totalmente livres do uso da máscara. Que bom!
Mas você já parou para avaliar as outras mudanças que a pandemia provocou em sua vida?
Acredito que a maioria das pessoas, jamais se atreveu a pensar em fazer mudanças bruscas em sua rotina, e, infelizmente nestes dois últimos anos, fomos obrigados a nos adaptar a várias mudanças, boas e más.
Mudamos nossa rotina diária sob vários aspectos, desde a hora de acordar, até a hora de dormir. Adaptamos o trabalho em casa, junto com os afazeres domésticos. Passamos a ser professores, personal trainer (de nós mesmos, da família rsrsrs). Fomos um pouco artistas, escritores, enfim fizemos de tudo para driblar a monotonia dos dias enclausurados. Atividades que ocuparam nossos dias e principalmente nossas mentes.
Aí chegou a hora de voltar para a antiga rotina…
A maioria, ao que tudo indica, tirou de letra, em compensação outros voltaram a enfrentar o estresse de ter que abandonar a “nova” rotina. Acabamos vendo de tudo, pessoas mal-humoradas com o fato de levantar cedo, em rever o chefe, os colegas chatos de trabalho, em ter que dormir mais cedo, ou seja, deixar de assistir séries e filmes até tarde, enfim, desculpas mil.
Também começaram a aparecer os problemas de saúde, pessoas que até ontem estavam super bem, de repente, se viram com a saúde alterada. Muitos em decorrência da Covid, outros devido a problemas relacionados à saúde emocional – também muito abalada neste tempo de pandemia, em alguns casos os sintomas são até visíveis. Tem gente até associando os problemas de saúde às vacinas aplicadas, o que também se comprovou em alguns casos.
Em meio a tudo isso é hora de rever a agenda, quem vai ficar com as crianças agora, no período sem aulas? Quem assume a alimentação diária do pet? Afff, temos que mudar as nossas rotinas de novo!
Uma vez vencidos os problemas já descritos, o estresse do retorno às atividades e os cuidados necessários com a saúde, é hora de manter a calma, respirar fundo e traçar novas metas, buscar novos horizontes, importante agora é ter foco numa rotina, que aparentemente deverá ser duradoura.
Muitas pessoas buscaram apoio nos profissionais que cuidam do emocional, da saúde mental. As igrejas também já estão praticamente lotadas. Os hotéis voltaram a movimentar o setor de reservas. É certo que ainda falta um reajuste nos salários dos pobres mortais, sim porque na classe média e alta, e, nos altos escalões (como o da política) boa parte da renda já está sendo recomposta; menos do trabalhador assalariado.
De qualquer forma o jeito é esperar e confiar (em Deus, único que não nos decepciona). Esperar por dias melhores, confiar que vamos sair desse imbróglio, que tudo vai se ajeitar, que as novas rotinas serão assimiladas e como sempre, nós brasileiros saírem dessa como de tantas outras, mantendo nosso bom humor e a alegria de viver, afinal, estamos no país mais abençoado de todo o planeta.