Nossa Terra Nossa Gente : MULHERES DA FUXIQUE: ROSÁRIO DE AMOR E DE LUZ

A tarde da última quinta-feira não poderia ter sido mais cheia de luz. Pelas mãos de Christina Edith Lehmann César fui apresentada às mulheres que desenvolvem um trabalho voluntário, na FUXIQUE, em prol da Casa do Sol Nascente II. O local? No Recanto São Francisco, antigo Externatinho. Essa chácara das irmãs franciscanas é um espaço de natureza privilegiado, cercado por árvores centenárias, jardins cuidados por mãos talentosas, pássaros, flores, fontes de água cristalina e um perfume de paz que se faz presente em cada cantinho. Paz de Francisco. Perfume de Assis.
A FUXIQUE, coordenada por Christina Lehmann (professora e diretora aposentada da Faculdade Santa Cecília – FASC), teve início em setembro de 2007, numa sala de aula da própria FASC, com o objetivo de engajar professores e alunos da instituição no projeto de voluntariado das irmãs franciscanas em prol dos assistidos da Casa de Apoio Sol Nascente II, em Lagoinha – SP.
Ano após ano, o grupo de voluntários, constituído atualmente por 70 mulheres, cresce e se fortalece com os trabalhos manuais realizados pelas equipes de costura, crochê, patchwork, frivolitê, macramê, pintura em tecido e MDF, bordado livre, bordado ponto de cruz, bordado Hardanger, bordado desfiado e oitinho. Cada voluntária, ao ingressar na FUXIQUE, escolhe o trabalho em que julga ter mais habilidade ou, ainda, aquele que gostaria de aprender. A circulação entre as diferentes equipes é livre, embora seja necessário um acordo entre as voluntárias, a coordenadora geral e as coordenadoras de cada mesa.
A arrecadação obtida por meio da venda dos trabalhos é revertida quase integralmente para a compra de cestas de alimentos naturais, camas, cadeiras de banho e outros itens que beneficiem os assistidos da Casa de Apoio Sol Nascente II; apenas uma pequena parcela é destinada, se necessário, para a compra de linhas, agulhas, botões, tecidos e outros aviamentos empregados na confecção das peças.
Os trabalhos são confeccionados por elas num clima fraterno, de muita alegria, amizade e amor. Durante o período em que estas mulheres costuram, pintam, bordam, enfim, criam suas peças, elas conversam, contam histórias, confidenciam sentimentos, aconselham-se, brincam, cantam, rezam… e, sem que percebam, se transformam num rosário vivo, de 70 contas coloridas, todas elas interligadas pelo fio invisível do carisma franciscano de servir com profunda alegria aos mais pobres, aos mais sofridos, aos excluídos da sociedade.
Completamente agraciada por tudo o que vi, ouvi e senti nessas pequenas rodas de mulheres da FUXIQUE, torno-me porta voz de nossa terra, de nossa gente para prestar um tributo a estas abençoadas mulheres que, sem saber, são verdadeiras pedrinhas de luz do Rosário do Anjo de Assis para iluminar a vida desses pequeninos de Lagoinha e a obra social da casa das irmãs franciscanas de Pindamonhangaba: Christina, Ana Maria R,, Cidinha, Bia, Fátima M., Lena, Suely K., Dila, Silvana, Bernadete, Ir. Vicentina, Roseli, Lélia, Márcia, Orléia, Célia, Anna Amélia, Ir. Zilda, Meire, Vanda, Denise, Beatriz, Isaura, Ir. Cidinha, Gisselda, M. Valeria, Nadir, Ana Maria S, Ângela G., Eloyna, Cacilda, Fátima B., Zan, Rosi, Conceição, Celinha, Michiko, M. Cristina, Zélia, Eliana, Elaine, Júlia, Bruna, Gisele, Lucimara, Valéria, Alessandra, Lúcia, Neusa, Deborah, Glória, Lúcia M., Yara, Maria Luiza, Elza, Alice, Ir. Maria Evani, M. Aparecida, Maria Aparecida Assis, Arlete, Ana Célia, Noêmia, Ana Lúcia, Ióle, Valdete, Maria G., Suely, Rosemeire, Ir. Haydêe e Ir. Inêz.
Além dos trabalhos artesanais, essas mulheres, no segundo fim de semana de cada mês, também realizam uma atividade lúdica, recreativa e artística com os assistidos, em Lagoinha. Nesses momentos, esses homens e mulheres portadores do vírus de HIV esquecem a dor física e o sofrimento da alma e, junto do grupo de voluntárias, cantam, riem, brincam, desenham, pintam, desfilam, assistem filmes, se divertem.
Aos que se sentirem tocados e desejarem participar deste trabalho social, venham, vejam e conheçam o rosário de amor e de luz que essas 70 mulheres, unidas, constituem. Aos que desejarem adquirir os produtos da FUXIQUE, encontram-se em exposição permanente numa pequena loja na chácara (Rua Suiça, 1.358, Santana); esporadicamente, são comercializados na burgueria ‘Quintal do Pedro’ e, nos meses de maio e dezembro, na esperada Feira da FUXIQUE na Ferroviária. São lindos! Todos, todos!
Paz e Bem! Paz de São Francisco! Bem das mulheres da FUXIQUE!

  • Créditos da imagem: Divulgação