Município abre matrícula para pré-escola e inscrições para cadastro de creche

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, está comunicando a abertura de matrículas para a pré-escola e as inscrições para o cadastro online para vagas nos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) – popularmente conhecidos como creches.

As matrículas para a pré-escola acontecem de 3 a 21 de outubro e as vagas ofertadas garantem o preenchimento de vagas para crianças com 4 anos completos até 31 de março de 2023. Já para as inscrições para o cadastra de vagas nas creches o prazo termina nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, quando o sistema fechará o processo de cadastro para que a Secretaria de Educação inicie o planejamento para 2023.

Para ambos os casos o processo será realizado pelo site http://educapinda.net.br. Para preenchimento do cadastro serão necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança; RG e CPF mãe ou pai ou responsável legal; termo de guarda e responsabilidade (se houver); endereço completo; renda de todos que moram na residência; telefones e e-mail de contato (o mais usado).

Atualmente o município conta com 14.400 estudantes que utilizam o ensino municipal em 61 unidades escolares, sendo que destas 20 são CMEIs. Para 2023, com o avanço planejado o número de estudantes deve ultrapassara a casa dos 15 mil alunos.

Vagas em Creche
A Secretaria de Educação informa que as vagas são para cadastro reserva, ou seja, os pais fazem a inscrição e aguardam a abertura de novas vagas. O critério para classificação seguirá a seguinte ordem: pai ou mãe ou responsável legal, aquele/aquela que cuida da criança, que trabalha; jornada de trabalho (horas trabalhadas); renda per capita; criança com diagnóstico de deficiência (física, intelectual, TEA, síndromes e transtornos), comprovada por laudo médico com CID; família acompanhada pela assistência social (CRAS, CREAS); e data de inscrição.

A Secretaria de Educação comunica ainda que os trabalhadores autônomos devem apresentar uma declaração, com firma reconhecida no Cartório de Notas e duas testemunhas. A veracidade das informações apresentadas será de inteira responsabilidade dos representantes legais da criança.

Ao final da inscrição, será fornecido um protocolo de confirmação do cadastro e posteriormente, o diretor do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) convocará os responsáveis para análise documental.

Nos últimos anos o município inaugurou duas novas CMEIs, com atendimento integral das 7 às 19 horas, sendo uma unidade na região central e outra no Mantiqueira, em Moreira César. Para sanar o déficit de vagas na educação infantil, hoje estimado em 1.500 vagas, o município prevê a implantação de nove novas creches, sendo sete unidades para início de atendimento até junho de 2023 e outras duas unidades para 2024.

O maior gargalo que o último levantamento apontou está no berçário, que recebe crianças de 4 meses até um ano e onze meses. Em breve divulgaremos as ações que terão início ainda esse ano e no começo do próximo ano para atendimento de todas as crianças da lista de espera”, afirmou a secretária, Profª Luciana Ferreira.

  • Divulgação