Município cria “Observatório Social”

Pensando em contribuir para uma sociedade mais igualitária, profissionais liberais e instituições de Pindamonhangaba se uniram para criar na cidade o “Observatório Social”. A palestra de sensibilização acontece na quinta-feira (8), às 19 horas, no auditório do Sindicato Rural de Pindamonhangaba. Na ocasião, o presidente Nacional do Observatório Social, Ney da Nóbrega Ribas, estará presente explicando como funciona o Observatório, bem como suas atribuições.
O Observatório Social do Brasil (OSB), entidade da sociedade civil, de fins não lucrativos, tem seus objetivos focados na contribuição para a melhoria da gestão pública, trabalhando em favor da transparência e da correta aplicação dos recursos públicos.
Democráticos e apartidários, os Observatórios Sociais – OS estão presentes em mais de 100 cidades de 19 estados brasileiros e já conseguiram, nos últimos 4 anos, pela atuação de mais de 3 mil voluntários, uma economia estimada em R$ 1,5 bilhões nas compras públicas.
O OS atua no monitoramento das licitações municipais e da produção legislativa, assim como na inserção de empresas locais nas compras públicas, construção dos Indicadores da Gestão Pública e em ações de educação para a cidadania.
O objetivo com a criação de um Observatório Social em Pindamonhangaba é contribuir para o fortalecimento do controle social e disseminação da cultura da cidadania em favor de um país “Área Livre de Corrupção”.