Município estimula projetos artísticos com lançamento de edital do fundo de cultura

Colaborou com o texto Jennifer Gonçalves
***
No último dia 29 de maio, o Palacete 10 de Julho recebeu a cerimônia de lançamento oficial do Edital de Linguagens Artísticas do Fundo Municipal de Apoio às Políticas Culturais – FMAPC.
O Edital beneficiará os produtores culturais da cidade, que poderão inscrever seus projetos para ter acesso ao fundo que disponibilizará R$ 80 mil reais de incentivo para os mais variados projetos culturais.
A reunião ordinária aberta reuniu o Conselho Municipal de Cultura e contou com a presença do prefeito Isael Domingues, que sancionou a lei do fundo – Lei n° 6.131 de 29 de maio.
A lei estabelece o Plano Municipal de Cultura, criado pelo Conselho a partir de propostas discutidas em conferências realizadas em anos anteriores, que apresenta as ações e metas para os próximos 10 anos.
Com a sanção desta lei, Pinda passa a ter CPF Cultural (Conselho, Plano e Fundo). Este CPF consolida uma política de Estado, e os três elementos reforçam o Sistema Municipal de Cultura.
“Para Pinda foi um momento histórico. A lei do fundo de cultura foi criada em 2012, mas precisava ser regulamentada, os artistas não conseguiam ter acesso a esse recurso. Foi o que fizemos, agora as pessoas poderão mandar seus projetos para participar do FMAPC”, comentou o diretor de Cultura, Alcemir Palma.
O edital está disponibilizado no site da Prefeitura, www.pindamonhangaba.sp.gov.br.