Município inicia ação de prevenção ao uso de álcool e drogas por adolescentes

Colaborou com o texto: Victor Gobbo

Na última sexta-feira (6), iniciou-se uma ação preventiva conjunta entre a Secretaria de Assistência Social, Guarda Municipal e Polícia Militar (com apoio da Apamex e Coalizão), consistente em uma abordagem de adolescentes nas praças e em outros locais do município, em uso ou sujeitos ao uso de bebidas alcoólicas ou drogas.
O objetivo do trabalho socioeducativo é conscientizar os jovens que fazem uso de álcool e drogas e alertar sobre os riscos do uso dessas substâncias. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social essa ação pretende-se realizar de forma contínua e permanente, a fim de minimizar os riscos sociais que esses jovens acabam sendo expostos ao contato precoce com álcool e droga.
A secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, explica que esta ação consiste na aproximação direta com o jovem. “Um bate-papo, com a linguagem do jovem, de forma clara e objetiva, com orientações, entrega de material educativo e preenchimento de uma ficha de identificação do jovem que foi abordado, para trabalho posterior de prevenção nas escolas e nos serviços de proteção básica”, informa. O serviço de abordagem já existe no município para as pessoas em situação de rua.
As praças Monsenhor Marcondes, do Cruzeiro e do “Quartel” foram visitadas pelo serviço. Outras ações similares já estão programadas para acontecer ainda no mês de setembro.
A abordagem social é um serviço que é tipificado pelo SUS (Sistema Único de Assistência Social).