Município sedia apresentações coreográficas do “IV Mova-se Cultural”

Em comemoração ao “Dia Internacional da Dança”, o evento produzirá várias exibições na cidade, durante o mês de abril

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
Em sua quarta edição, o “Mova-se Cultural” realizado pelo Ateliê Cênico de Dança promoverá espetáculos e atividades artísticas com companhias de dança da região em celebração à data comemorativa da modalidade. A abertura das produções acontecerá nesta sexta-feira (6) com uma mostra especial e seguirá até o dia 29 de abril.
Neste ano, o evento terá a programação estendida ao longo do mês inteiro e todos os envolvidos são voluntários. Sendo que na próxima sexta-feira, a montagem “Gala Mova-Se Cultural” abrirá o cronograma com a apresentação de 40 coreografias de associações de Taubaté, Caçapava e Pindamonhangaba no Teatro Galpão, às 19 horas.
Para ajudar nos custos, a organização realizou uma rifa de cesta de Páscoa, que será sorteada nesta ocasião. Além do mais, os interessados em comparecer à abertura deverão adquirir o convite de R$10 com antecedência, no Ateliê Cênico de Dança localizado na av. Francisco Glicério, 45 – centro ou através do contato telefônico: (12) 99720-3360. Lembrando que menores de 3 anos não pagam.
O “IV Mova-se Cultural” prosseguirá com workshops gratuitos de dança sem restrição de idade no Shopping Pátio Pinda. Aos sábados, a contar deste dia 7 até o dia 28, as aulas de ballet clássico, jazz dance, dança contemporânea e hip hop ocorrerão das 16 às 17 horas. Para participar é necessário efetuar uma inscrição gratuita por meio do telefone citado acima.
“A ideia de criação do evento foi o intuito de fazer as pessoas se moverem, se moverem para ir assistir às apresentações em vários locais, para fazer uma atividade física como a dança, criar uma vontade de dançar, e para movimentar a produção cultural da dança em si”, assinalou Mônica Alvarenga, uma das desenvolvedoras do projeto.
Na continuidade da programação, o shopping receberá oficinas de Jam Session, um estilo de dança livre, também neste sábado (7) e no dia 21, das 19 às 21 horas. Já no dia 28 de abril, às 19 horas, o local contará com exibições coreográficas de companhias de dança da região. Enquanto no penúltimo domingo do mês, dia 22, a “Cia. Cênica de Dança Mônica Alvarenga” fará três espetáculos: às 11 horas no Bosque da Princesa; às 14 horas, no Céu das Artes, e, às 19 horas, na Praça do Quartel.
O encerramento da edição deste ano acontecerá no Shopping Pátio Pinda, no “Dia Internacional da Dança”, data criada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982 e celebrada em 29 de abril. A comemoração terá início às 15 horas com um flash mob, depois seguirá com coreografias de grupos da região às 15h30 e, a partir das 17 horas, uma companhia profissional de São Paulo, chamada “Fragmento Urbano”, fechará os trabalhos artísticos.

  • A “Cia. Cênica de Dança Mônica Alvarenga” integrará a programação da celebração artística