Museu é selecionado em edital

Concorrendo com vários museus do estado de São Paulo, o Museu de Pinda foi selecionado no edital para formação ead em “tecnologia social da memória” para a criação de núcleos do Museu da Pessoa, em museus do estado de São Paulo.
O edital lançado pelo Museu da Pessoa, que é um museu virtual e colaborativo de histórias de vida, tem como premissa compartilhar a metodologia para fortalecer os trabalhos já realizados pelas instituições selecionadas, contribuindo para o diálogo com a sociedade, a valorização da história de pessoas para o fortalecimento da identidade local e o conhecimento da história pela visão de diferentes narradores.
O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina apresentou uma carta de interesse e uma equipe formada por cinco membros, sendo três da instituição e dois parceiros da sociedade civil. O percurso para a formação desse núcleo compreende de formação em tecnologia social da memória, seguido de produção e registro de relatos de pessoas, tudo com orientação dos responsáveis técnicos do Museu da Pessoa.
“Já havia o interesse de olharmos mais cuidadosamente para o patrimônio imaterial, iniciamos um trabalho discreto ano passado que foi o projeto “Histórias de Quinta”, levando conhecimento por meio da oralidade das contações de história da história, mas dar continuidade aos registros de vida de pessoas, como o projeto de décadas do “Memória
Viva” seria bárbaro, e será, tendo como suporte, profissionais daquele museu especialista em pessoas”, informou o coordenador do Museu, Mauro Celso Barbosa. “A formação técnica da equipe iniciará no dia 13 de julho e em breve começaremos a conhecer as histórias da nossa gente”.

  • O Museu de Pinda foi escolhido para formação ead em “tecnologia social da memória” para a criação de núcleos do Museu da Pessoa - Créditos da imagem: Divulgação