Museu Histórico recebe “Jornada do Patrimônio”

Colaborou com o
texto: Victor Gobbo

Em Pindamonhangaba, a “Jornada do Patrimônio” aconteceu no sábado (22), no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.
O evento teve início na parte da manhã, com um bate-papo com o coordenador do museu, José Caramez, sobre o patrimônio histórico de Pinda. Na parte da tarde, o dia teve a palestra “Patrimônio Cultural: Identidade, Memória e Técnica”, com o monitoramento da arquiteta e urbanista Fernanda Craveiro. Houve, ainda, duas visitas técnicas: ao Palacete Visconde da Palmeira (que abriga o Museu Histórico) e ao Palacete 10 de Julho.
O objetivo do encontro foi resgatar o valor do patrimônio. “É um evento para conhecer os prédios tombados e aprender a importância de se ter patrimônio preservado no município”, afirmou o diretor do Departamento de Cultura de Prefeitura de Pindamonhangaba, Alcemir Palma.

  • Bate-papo com o coordenador do museu abriu o evento no sábado
  • b2_0365 PALACETE VISCONDE DA PALMEIRA – O casarão foi construído no século XIX, em taipa de pilão, e segue linhas no estilo Neoclássico. O prédio foi recentemente tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Pindamonhangaba – SP (Edificações Históricas/ Caminhos da Liberdade/ Circuito da Mantiqueira) – Localização: S 22º 55.365´ – W45º 27.040´ Crédito obrigatório - Foto: Miguel Schincariol