Museu Histórico recebe roda de conversa sobre a “Lei dos Sexagenários”

A roda de conversa “Lei dos Sexagenários em Pindamonhangaba e os caminhos da Abolição” acontecerá no Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e D. Leopoldina, nesta sexta-feira (10), às 19h15 e é aberta a toda a comunidade.
A partir da condução do historiador Fernando de Oliveira (Unopar), o evento busca problematizar as principais narrativas sobre a lei Áurea no Brasil, e o processo que levou à abolição da escravidão, sobretudo a partir da lei Saraiva-Cotegipe, ou “Lei dos Sexagenários” (1885), como ficou popularmente conhecida.
Fernando de Oliveira busca evidenciar o modo como a referida lei foi posta em prática e o modo como senhores e escravizados disputaram, uns pela reescravização, e outros pela liberdade, por meio das mais diversas estratégias no município de Pindamonhangaba, por meio dos vestígios encontrados no Arquivo Municipal.
O evento abre o mês de atividades culturais e acadêmicas realizadas numa parceria singular entre o Conselho Municipal do Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pindamonhangaba, Conselho Municipal de Cultura, Cine Didun, artistas e ativistas independentes, e o Museu Histórico.
As atividades buscam fazer emergir reflexões, debates e atividades que contribuam para a compreensão dos significados da Abolição da escravidão no Brasil, que neste ano completa 131 anos. A partir das atividades culturais, rodas de conversa e exibição de filmes, buscam construir um espaço aberto em que a comunidade do município possa participar desse processo de reconstrução das ideias sobre escravidão e liberdade no Brasil do passado, como também no Brasil atual.
O museu fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 260 – centro.