Museu Mazzaropi se prepara para “Primavera dos Museus”

A “13ª edição da Primavera dos Museus” acontecerá entre os dias 23 e 29 de setembro. A proposta do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) tem o intuito de promover o relacionamento da sociedade com os museus espalhados pelo Brasil. Todos os anos há uma programação especial com base em uma temática. Em 2019, o assunto será “Museus Por Dentro, Por Dentro Dos Museus”.
Em Taubaté, o Museu Mazzaropi abrirá o seu espaço ao público gratuitamente durante o período. Também receberá os estudantes das escolas públicas do município, que conhecerão de perto a história e a influência cultural de um dos mais importantes cineastas e atores brasileiros, o Amácio Mazzaropi. São esperados cerca de 200 alunos, de sete escolas, entre os dias 24 e 27 de setembro.
“Mazzaropi, cineasta de Taubaté” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Taubaté e do Museu Mazzaropi para incentivar o uso e a produção audiovisual dentro e fora da sala de aula. Através de atividades lúdicas, os estudantes também terão a chance de aprender sobre as mais diversas áreas de estudo, como ciência, matemática, língua portuguesa, artes e história, a partir dos filmes produzidos e estrelados por Mazzaropi. Dentre os 20 mil itens que compõe o acervo do museu, estão câmeras e equipamentos de som e edição, que dão às crianças uma noção de como era a tecnologia disponível para fazer cinema na metade do século 20.

Programação para o público geral

Para o público geral, foi montada uma programação especial. No dia 23, às 17 horas, acontecerá a abertura da exposição “Tirinhas do Mazza”, desenhadas pelo cartunista Bruno Fonseca, todas inspiradas nos personagens de Mazzaropi. Às 19 horas, a escritora Dílvia Ludvichak estará no museu para lançar o livro “Mazzaropi um Jeca Bem Brasileiro” e também participar de um bate papo sobre o fascínio que a literatura e a poesia podem despertar nos leitores.
Já no dia 28, às 9 horas, haverá uma mesa redonda. O tema “Por dentro dos museus: o museu como um lugar de pesquisa” será abordado pela historiadora e professora doutora da Universidade de Taubaté, Rachel Duarte Abdala; o tema “Museus, arquivo e sociedade: experiências e desafios”, pela historiadora e arquivista mestra Amanda Oliveira Monteiro, do Arquivo Municipal Dr. Félix Guisard Filho. A programação neste dia inclui ainda uma visita guiada e gratuita pelo museu, às 11 horas
Encerrando a semana, no dia 29, às 11 horas, haverá sessão de cinema gratuita com o clássico filme “Betão Ronca Ferro”, uma homenagem às artes circenses, que foi lançado em 1970.

  • O Museu Mazzaropi abrirá seu espaço gratuitamente durante o período