Museu promove eventos culturais e de conscientização

Colaborou com o texto:
Gabriel Nogueira

O Museu Histórico Pedagógico D. Pedro I e D. Leopoldina exibirá nesta sexta, dia 13, um documentário sobre uma jornada pelo feminino através das festas marianas da América Latina, às 18h30.
O documentário é o “Marias”, produzido pelo VideoCamp. A diretora Joana Mariani viajou pelo Brasil, Cuba, México, Peru e Nicarágua acompanhando as festas das padroeiras desses países, todas Nossas Senhoras, observando as semelhanças e diferenças entre suas culturas e buscando vozes com grandes histórias para contar.
O resultado é um filme singular que demonstra que a figura de Maria é maior que qualquer religião.
A principal intenção do grupo é oferecer essa exibição e após debater questões relacionadas à realidade que vivem enquanto mulheres ou que observam de mulheres na sociedade. O coletivo afirma que esta programação não tem cunho religioso ou partidário.
Anistia Internacional – Já no sábado, dia 14, às 9 horas, a Anistia internacional vai oferecer a oficina “escreva por direitos” que ajuda a mudar vidas. A oficina é uma parceria com o projeto ‘’Jovens Protagonistas’’, com três horas de duração, para todo o público.
Escreva por direitos é uma campanha global que acontece todos os anos que promove mudanças reais na vida de pessoas e comunidades de diferentes partes do mundo. Através da mobilização, milhares de cartas são escritas, mensagens de solidariedade. As cartas que forem feitas na oficina serão encaminhadas para as pessoas que representam e são acolhidas pela campanha. O evento é organizado pelo grupo de ativismo e mobilização do AI de Pindamonhangaba.
Documentário e debate – E no dia 16, às 19 horas, o Museu exibirá o filme “TULLY”, que mostra outra perspectiva sobre no nascimento de um bebê, ele vai retratar a importância da valorização da mãe que está em formação junto com a criança, com o intuito de acolher aquela mulher e todos os sentimentos que estão dentro dela.
Em seguida, a psicóloga Ana Letícia Corneti – pós graduada em Psicanálise, Perinatalidade e Parentalidade – mediará um bate papo a respeito da invisibilidade materna no período pós-parto, a sexualidade depois da chegada dos filhos, a sobrecarga mental e tantas outras mudanças que impactam a vida emocional nessa nova fase. Este evento é uma parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba e a Clínica Mátria.
Para mais informações, contato com o Museu pelo telefone (12) 3648-1779.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • O filme “TULLY” mostra outra perspectiva sobre o nascimento de um bebê, retratando a importância da valorização da mãe que está em formação junto com a criança - Créditos da imagem: Reprodução/Internet