Museu recebeu mais de 120 visitas neste fim de semana

Mais de 120 pessoas, entre moradores da cidade e turistas, visitaram neste final de semana o Museu Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. O prédio, sob responsabilidade da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba, está aberto à visitação pública de terça-feira a domingo, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Além de muitos moradores da cidade que ainda não conhecem o riquíssimo acervo histórico do prédio, diversos grupos de turistas de Taubaté, Guaratinguetá, Americana, Campo Limpo Paulista, Resende (RJ) e Paraty (RJ) estiveram neste final de semana no museu.

O casal Adriana e Roberto, vieram de Resende (RJ) e aproveitaram para levar os filhos Daniel e Alicia para conhecer o prédio histórico. “Ficamos impressionados com a beleza da arquitetura do edifício, tão bem conservado e suas belíssimas exposições”, afirmou o turista.

Até mesmo quem mora em Pindamonhangaba e ainda não conhece o prédio ou não visitou o acervo após sua reforma fica impressionado com a beleza.

Os amigos Sandro e Vanessa e Wilbner e Samya moram na cidade e aproveitaram o domingo para levar os filhos para conhecer mais sobre a história de Pinda. “Minha mãe sempre fala para eles que estudou neste prédio quando era ginásio escolar e hoje trouxemos eles para conhecer. Realmente é uma viagem no tempo”, conta Sandro.

Os casais de amigos Max e Cissa e Fábio e Liza aproveitaram o Dia dos Namorados para um passeio cultural e estiveram no Museu com seus filhos. “Vinha muito aqui quando estudava para fazer trabalhos na biblioteca. Foi muito bom retornar hoje e ver o prédio todo restaurado com esse rico acervo”, afirmou Max.

História

Construído entre 1850 e 1864 com a técnica de taipa de pilão e pau a pique, foi propriedade da família do então Barão de Palmeira, mais tarde Visconde, capitão Antônio Salgado da Silva. Depois passou para a ser a sede da Escola de Pharmácia e Odontologia, sede da Santa Casa de Misericórdia e do Ginásio Municipal, que ali funcionou até 1961 e da Biblioteca Municipal Ver. Rômulo Campos D’Arace.

Em estilo neoclássico e ricamente decorada, essa edificação apresenta muitos cômodos, alcovas e dois salões enormes para festas com lindos vitrais e afrescos, além de um belíssimo terraço.

Com a flexibilização da pandemia, a visitação ao público no prédio do Museu foi reiniciada em 2021, e somente no ano passado 6.400 visitantes passaram pelo local.

Voluntariado

O prédio estava fechado para visita pública aos fins de semana em 2017. Com a nova gestão, o prefeito Isael Domingues convidou os servidores públicos, especialmente os designados em função e os comissionados, para a prática do voluntariado.

A ação gerou economia do pagamento de horas extras dos servidores públicos e abriu o prédio para visitas sem custos aos cofres públicos.

O mesmo procedimento foi realizado para outros atrativos turísticos da cidade como Bosque da Princesa, Parque da Cidade, Parque Trabiju e Estação Cidadania, que atendem aos finais de semana com o trabalho voluntário de mais de 200 servidores públicos.

  • Divulgação Os casais de amigos Max e Cissa; e Fábio e Liza aproveitaram o feriado do Dia dos Namorados para um passeio cultural e estiveram no Museu Pedagógico com seus filhos