Museu tem roda de conversa sobre empoderamento feminino

Evento celebrará o “Dia Internacional da Mulher Negra e Caribenha” nesta quarta-feira (25)

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
O “Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha” é celebrado no dia 25 de julho e para comemorar a relevância social da data o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra promoverá uma prosa no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, em Pindamonhangaba. A partir das 19 horas desta quarta-feira (25), militantes do orgulho feminino debaterão sobre “A Voz e a Vez da Mulher Negra na Sociedade Brasileira”.
O feminismo negro tem suas origens em Santo Domingo, na República Dominicana, com a realização do “1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas” em 1992. No Brasil, um marco importante do movimento veio da sanção da Lei nº 12.987/2014 pelas mãos da ex-presidente Dilma Rousseff. O projeto sancionado refere-se ao “Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra”, celebrado no mesmo dia da homenagem internacional.
Tereza de Benguela foi uma líder quilombola que viveu durante o século. E como dá nome à data comemorativa nacional, ela será homenageada ao lado de outras mulheres que foram e são importantes para a história brasileira. Afinal de contas, com trabalhos impecáveis e perseverança, elas deixaram um legado para a emancipação das mulheres negras.
O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina fica na rua Marechal Deodoro, 260 – centro, próximo ao Bosque da Princesa.

  • Encontro no prédio histórico de Pinda abordará questões feministas