Editorial : Música para os ouvidos

Nesta edição, a Tribuna mostra que o jovem músico Johann Pereira, de Pindamonhangaba, é um dos finalistas da etapa nacional do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.

Johann foi um dos personagens da coluna “Inspire-se” da Tribuna, em 2019, e é bolsista numa das mais conceituadas universidades de Música do mundo, na Alemanha.

Fruto de uma educação musical desde a infância, Johann é um belo exemplo de como a arte pode mudar a vida das pessoas.

Aprendendo música com seu pai, em casa e na igreja, Johann fez parte de projetos culturais gratuitos em nossa cidade, voltados para crianças e jovens, como o Projeto Guri, e a Banda Jovem da Corporação Euterpe.

Quando se fala em educação musical, logo se imagina a formação de músicos profissionais, como é o caso de Johann. Mas o estudo da música deve ser encarado como uma ferramenta que vai muito além da formação de profissionais da área.

Estão comprovados a importância e os benefícios que a educação musical traz para o desenvolvimento intelectual e cognitivo das crianças, e só isso justificaria a universalização desse ensino, como forma de promover o bem-estar de toda a sociedade.

Além destes benefícios, dar oportunidade de aprendizado musical significa, na maior parte das vezes, estar formando ouvintes de música clássica, já que a maioria dos estudantes não atuará profissionalmente, mas sim levará a música como uma parte importante de sua vida.

Investir na formação dos futuros ouvintes de música clássica é de suma importância para garantir a sobrevivência desse repertório. E introduzir as crianças desde cedo nesse universo, como espectadores, é o primeiro passo para construir um público que valoriza a cultura musical erudita.

Pensem nisso, pais, educadores, a sociedade geral, enfim. E aproveitem para votar, hoje, no nosso jovem músico, que saiu daqui da Princesa do Norte para levar sua arte brasileira para outros cantos do mundo!