Nossa Terra Nossa Gente : NA POESIA DA ESCOLA, A VIDA!

Celebrar a vida de uma escola é poesia! E escola é o que há de mais bonito para ser celebrado!
Mais do que em seus espaços físicos – por mais belos que sejam -, a beleza da escola não está apenas em seu projeto arquitetônico ou no verde que acolhe os momentos de descanso e lazer de seus alunos, de seus professores, de seus funcionários, dos pais que a visitam.
A beleza da escola não está só no fio invisível que une as pedras preciosas do conhecimento e, de geração em geração, enfeita a vida dos que por direito são os seus eleitos: os mestres e os alunos.
A beleza de uma escola é tesouro escondido no coração de todos os que nela habitam.
As crianças pequeninas do Infantil, com seus olhinhos mortos de sono, abrindo-se para dar bom dia à alegria de viver mais um dia no jardim encantado de suas infâncias.
Os pequeninos do Fundamental I, com suas lancheiras repletas de frutas e sonhos, chocolates e outras doçuras a serem compartilhados entre os melhores amigos durante os recreios, à sombra das árvores frondosas do companheirismo e da união.
Os adolescentes do Fundamental II e Ensino Médio que adentram o espaço sagrado da escola com suas mochilas repletas de cadernos e livros, com suas tribos barulhentas, com seus arcos e suas flechas. De um lado, os nerds; de outro, os “pop stars”; e tantos outros! No lugar do escudo, o espelho. É preciso descobrir quem eles são, de onde vieram, para onde irão.
Por fim, chega a mestra das mestras, a Esperança, e convida a todos, sem distinção de idade, para que se acomodem ao redor dela e lhe contem o que eles sonham, o que pensam sobre o mundo em que vivem, sobre o planeta, sobre o meio ambiente, sobre a política internacional, sobre as conquistas da Ciência e da Tecnologia, sobre o papel da Arte na vida dos homens e das mulheres de nosso tempo.
E, na ciranda da vida, cada criança, cada adolescente, cada jovem vai desenhando e escrevendo a sua história nos quadros da escola, nas paredes das salas, no chão dos pátios e das quadras, nos muros internos e externos, nos outdoors. Neles estão estampados os futuros artistas do país, os músicos, os poetas, os biólogos, os médicos, os farmacêuticos, os diplomatas, os físicos, os matemáticos, os dentistas, os psicólogos, os historiadores, os geógrafos, os professores…
Os professores! Esses eternos aprendizes que, dia a dia, exercitam os sentidos. Farol luminoso que rastreia cada olhar, o instante mágico de aprendizagem ou desatenção. Escuta apurada de sonhos, de dúvidas, de desilusões. Olfato inigualável para tudo o que pode trazer sabor ao saber. Toque privilegiado que arrepia a alma dos que sentem os contornos de seus ensinamentos. Amor sem medida ao ofício de degustar – e servir! – todos os dias, os mais finos pratos do conhecimento.
Na poesia da escola, estão os colaboradoress. Do porteiro de prontidão à espera dos pais e alunos, aos serventes que ocultamente cuidam da estética da casa de saberes; dos administradores e gestores que planejam a escola àqueles que servem o alimento para fortalecer o corpo e o espírito de toda essa gente. Todos, sem exceção, celebram a atenção, o cuidado, o respeito, a vida!
E, ao completar 20 anos de existência, o Colégio Progressão não apagará 20 velinhas! Acenderá milhares delas no coração da escola para que a sua história de compromisso com a vida e o futuro de seus alunos ilumine outros corações, outras estradas, outros países! Vida, poesia e beleza que não têm fim!