Nossa Terra Nossa Gente : NA TRIBUNA, JUCÉLIA BATISTA FERREIRA!

A segunda dos sete filhos de Aurelina e Elias – Jucélia Batista Ferreira –, nascida no povoado de Cocão, em Wenceslau Guimarães, no sul da Bahia, não poderia imaginar que sua paixão pelos estudos a levaria a uma longa jornada ao norte do Brasil (Cacoal, Rondônia) e a alguns municípios do sudeste (Ilhabela, Caraguatatuba e Taubaté), até aportar em Pindamonhangaba como estagiária do curso de Jornalismo da Unitau – Universidade de Taubaté –, na Tribuna do Norte.

O ano? 2008! Na “Tribuna”, Jucélia encontrou sua segunda família, formada por jornalistas e por funcionários da Fundação Dr. João Romeiro – mantenedora do centenário jornal pindamonhangabense –, aprendeu o dia a dia do jornalismo de imprensa e, sobretudo, firmou laços de amizade que o tempo nem sua futura trajetória profissional em sites de notícias e agências de comunicação foram capazes de desfazer.

A jovem leitora dos livros da “Série Vaga-lume” e de Machado de Assis, Ariano Suassuna, Jorge Amado, entre outros –, em 2012, especializou-se em Jornalismo Literário. Seu encantamento pela literatura tomou corpo quando sua filha nasceu! De sua vivência na licença maternidade e no primeiro ano de vida de Cecília, escreveu seu primeiro livro: “Dias curtos, noites longas: desafios da maternidade” (2015), e, dos dias de isolamento social da pandemia, as “reinações de Ceci” em casa a inspiraram a escrever “A colher dourada”, sua primeira história infantil, atualmente, em fase de edição e com lançamento previsto para breve.

Em 2016, foi surpreendida pelo convite do prefeito eleito, Isael Domingues, para presidir a Fundação Dr. João Romeiro e assumir o cargo de Jornalista Responsável pela Tribuna do Norte – a quem ela estima imensa gratidão. A experiente jornalista, que sempre pagou com o suor do seu rosto estudo-moradia-alimentação, prontamente aceitou o desafio de ser a primeira mulher a ocupar tão honrosos cargos, unificados numa única “batuta” e, para timbrar a história do centenário jornal, uma “batuta feminina”.

Em seu currículo pregresso, para custear os estudos, Jucélia foi babá, empregada doméstica, catadora de latinhas, garçonete de quiosques e restaurantes, Agente Comunitária de Saúde e, em cada ocupação profissional, estava na tribuna, a mulher guerreira, dotada de uma coragem extraordinária para vencer os desafios da vida e conquistar seus sonhos!

Desde que assumiu a Presidência da Fundação Dr. João Romeiro, além das diversas ações administrativas, Jucélia cuidou de: manter sua equipe de trabalho ainda mais unida, publicar histórias inspiradoras de mulheres nas edições de março do jornal, estreitar parcerias com universidades para textos colaborativos de autoria dos alunos de Jornalismo, dentre outras práticas inovadoras.

No aniversário de 140 Anos da Tribuna do Norte, com a coparticipação dos funcionários e colaboradores, o apoio do Departamento de Comunicação e das Secretarias de Educação; Cultura e Turismo de Pindamonhangaba, Jucélia organizou atividades culturais que marcaram a história do jornal: Exposição “Caminhada Secular” no saguão da Prefeitura; Concurso Cultural de Desenho e Redação, destinado aos alunos de Ensino Fundamental, Médio e EJA; a 1ª edição da Tribuninha, veículo mensal destinado aos leitores mirins; o documentário “Tribuna do Norte – 140 anos” e a noite festiva do dia 11 de junho de 2022 no Teatro Galpão!

A menina baiana que um dia aportou em nossa terra, certamente, terá muitas outras histórias para escrever e contar para nossa gente… Já dizia o sábio Gilberto Gil que “toda menina baiana tem encantos que Deus dá”. E, entre os encantos da jornalista e escritora Jucélia Batista Ferreira, estão a sua escrita poderosa, a sua história de vida e os seus sonhos tecidos de esperança, coragem e fé!

  • Patrícia Morais
  • Arquivo pessoal