Na volta às aulas, transporte dos alunos exige cuidados

Desde essa semana, até meados de fevereiro, todos os estudantes da cidade, seja da rede pública ou privada, já terão retornado à escola. O momento movimenta alunos, pais, professores e gestores das unidades escolares.

Com a volta às aulas, vem à tona a importância do transporte dos estudantes de forma segura e correta na ida e volta da escola. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para quem pretende contratar o transporte escolar privado ou que tem a tarefa de levar os filhos à escola em seu próprio veículo ou mesmo a pé.

No veículo de passeio

Ao transportar crianças em veículo de passeio, os responsáveis devem estar atentos ao uso da cadeirinha, que conta com um modelo diferente para cada faixa etária. Confira e siga corretamente as orientações da legislação vigente, de acordo com a idade da criança.

Em abril de 2021, a legislação da cadeirinha sofreu algumas mudanças. Entre as principais está a obrigatoriedade do assento de elevação para crianças com mais de 7 anos e meio. Ou seja, crianças com idades entre 7 e 10 anos – ou que tenham menos de 1,45m – devem, obrigatoriamente, ser transportadas no banco traseiro em assento de elevação utilizando o cinto de segurança.

O transporte no banco dianteiro antes dos 10 anos, desde que com a cadeirinha adequada, é permitido se a quantidade de crianças for maior do que os assentos traseiros e quando os assentos traseiros só forem dotados, de fábrica, com cintos do tipo subabdominal, de dois pontos.

Parar em fila dupla é proibido! Nem mesmo que para embarque ou desembarque. Além de atrapalhar o fluxo de carros, é perigoso e pode gerar multa e remoção do veículo.
Itinerário a pé

Mesmo para os pedestres as regras de segurança são sempre válidas.
Ao atravessar a via com crianças pequenas, sempre as segure pelo punho – assim não há perigo de que elas se soltem e saiam correndo por aí.

Atravesse sempre na faixa e somente quando o sinal de pedestres estiver verde. Não atravesse entre os carros parados, mesmo que o sinal esteja fechado.
P

reste bastante atenção ao atravessar a via em faixas exclusivas para ônibus; e, ao atravessar em um ciclofaixa, verifique se não há ciclistas por perto.

Ao descer do ônibus, espere na calçada. Não é seguro atravessar nem por trás nem pela frente do veículo. Deixe que ele siga, para que você tenha uma boa visão da rua. Outra dica: jamais desça fora do ponto.

Transporte Escolar Particular

Apesar de no Brasil as leis relacionadas ao transporte escolar serem bastante exigentes, existem alguns cuidados básicos que os pais das crianças podem – e devem – ter a fim de evitar transtornos ou mesmo problemas mais graves ao longo do ano.

Confira a legalidade do condutor e do veículo junto ao DETRAN, que disponibiliza, online e gratuito, todas as informações sobre os veículos e condutores autorizados a oferecer o transporte escolar, sendo necessário apenas o nome do condutor e/ou placa do veículo.

Confira a autorização do trânsito no próprio veículo. Todo veículo voltado ao transporte escolar deve ter afixado, no vidro dianteiro, a autorização do Detran de forma visível para quem está na parte exterior do veículo.
Esteja sempre observando o comportamento das outras crianças e do próprio condutor ao buscar o seu filho em casa. Faça perguntas ao seu filho sobre como o motorista dirige, se ele costuma dirigir em velocidade excessiva e se o uso de cinto segurança é sempre obrigatório.

Exija sempre a presença de um monitor. Condutores responsáveis e comprometidos com um transporte escolar seguro sempre contam com um monitor (ajudante) para gerenciar o fluxo de crianças no veículo.
Tenha anotado os dados do motorista. Não tenha receio de pedir as informações pessoais como RG, CPF e números de telefone. Imprevistos acontecem e você não quer se ver numa situação em que não tem a menor ideia onde e como estão os seus filhos caso eles não cheguem no horário combinado.

Converse com os pais das outras crianças, pois trocar impressões e informações com outras pessoas que utilizam (ou já utilizavam) o mesmo serviço é uma excelente forma de conhecer seus pontos fracos e fortes.

  • Divulgação Os pais devem ficar atentos às exigências para o transporte escolar