Vanguarda Literária : NIETZCHE: FILÓSOFO E POETA

Um dos pensadores mais estudados nos tempos atuais tem sido o alemão FRIEDERICH WILHELM NIETSCHE (1844-1900). Ele foi Filósofo, Filólogo, Crítico Cultural, Poeta e Compositor. Entretanto, o que avulta para nós, é o seu papel de Filósofo. Com veemência, em tudo o que ele escreveu, mostrou que a liberdade de pensamento teria que ser livre de qualquer amarra ou controle moral e cultural. Formulou uma ideia de Estado inclusive criticando a democracia. Um dos conceitos da sua Filosofia está no que denominou Vontade de Poder, denominando-a como a grande força que nos move para nos realizarmos e conseguirmos obter os lugares mais altos no nosso viver.

A obra de NIETSCHE é extensa. Muitos dos seus livros foram traduzidos no nosso idioma. Entre os livros que escreveu destacam-se: A FILOSOFIA NA IDADE TRÁGICA DOS GREGOS (1873), A GAIA CIÊNCIA (1882), PRELÚDIO A UMA FILOSOFIA DO FUTURO (1886), GENEALOGIA DA MORAL, UMA POLÊMICA (1887), ECCE HOMO (1888) e ASSIM FALOU ZARATUSTRA, (1883), sendo esse último considerado o mais importante que ele escreveu, possivelmente uma das maiores críticas já feitas ao Mundo Ocidental. Foi no livro A GAIA CIÊNCIA que apareceu pela primeira vez a frase “Deus está morto”, citada pelo Filósofo, significando que o mundo supra – sensível está sem força de atuação. Ele não fomenta mais vida alguma. A metafísica, a Filosofia Ocidental entendida como Platonismo está no fim. A “morte de Deus” é uma metáfora, sendo pois, a constatação de crise de valores absolutos, em especial das ideias religiosas, o avanço da secularização, que conduziu ao esvaziamento das crenças sobrenaturais. NIETSCHE trazia consigo a crença na razão e na evolução da Ciência que estava substituindo o papel originalmente desempenhado pela religião.

NIETSCHE tinha paixão pela música e pela poesia. É importante lembrar que sua obra poética, ao espelhar o seu pensamento filosófico, tem um lugar especial, significativo, nos seus escritos. Seus Poemas estão dispersos em diversos livros. No livro ASSIM FALOU ZARATUSTRA vamos encontrar um belo Poema, cujos versos finais são estes que tomo a liberdade de traduzir:

“DA MUSST ÄRMER WERDEN (Deves tornar-te mais pobre) WEISER UNWEISE! (Sábio insensato!).

WILLS DU GELIEBT SEIN (Queres ser amado)
MAN LIEBT NUR DIE LEIDENEN (Ama-se somente os sofredores),

MAN GIEBT LIEBE NUR DEM HUNGERDEN (Só se dá amor aos que tem fome)

ICH BIN DEINE WAHRHEIT! (Eu sou tua verdade!).

Eis, portanto, um pouco do que representou na Filosofia, esse gênio que nos ensinou a utilizar nossa potência ao máximo. Potência no sentido aristotélico, ou seja: “tudo aquilo que um determinado ente pode vir a ser”.

  • Arquivo pessoal