Vanguarda Literária : NIETZSCHE: SUA FILOSOFIA E POESIA

Um dos pensadores mais brilhantes estudado nos últimos tempos continua sendo o filósofo alemão FRIEDRICH WILHELM NIETZSCHE (1844-1900). Ele exerceu várias atividades, tais como: filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor. Entretanto, seu papel de maior destaque foi o de filósofo. Em tudo o que ele escreveu destacava que a liberdade de pensamento teria que estar livre de quaisquer amarras de controle cultural ou moral e que os pensadores deveriam utilizar ía sua potência ao máximo, bem no sentido aristotélico, ou seja: a potência seria entendida como “tudo aquilo que um determinado ente pode vir a ser”.
NIETZSCHE formulou uma idéia de Estado inclusive criticando a democracia. Um dos conceitos da sua filosofia reside no que denominou de VONTADE DE PODER (Der Wille zur macht), apontando-a como a grande força que nos move para a realização e para conseguirmos os lugares mais altos no processo do nosso viver. Era um filósofo extremamente preocupado coma questão moral, inclusive questionando Deus, não no sentido teológico, mas, moral. A sua obra é extensa, destacando-se: “A Filosofia na Idade Trágica dos Gregos” ( 1873); “Humano, demasiado Humano para Espíritos Livres” (1886); “A Gaia Ciência” (1882); “Genealogia da Moral, uma Polêmica” (1887); “O Anticristo- Praga contra o Cristianismo” (1888) e “Assim Falou Zaratustra, um Livro pra Todos e para Ninguém “, sendo esse último o mais importante, e, possivelmente uma das maiores críticas já feitas ao mundo ocidental. Representa um grito da civilização completamente perdida em termos morais, metafísicos e religiosos. Obra que mistura filosofia e poesia! Em tudo o que escreveu, vamos encontrar frases que ficaram famosas e que nos fazem refletir: “Em uma importante vitória o que existe de melhor é que ela tira do ganhador o medo de uma derrota” ; “Não poderia existir felicidade, jovialidade, esperança , sem o esquecimento”; “O ser humano preferiria querer o nada a nada querer” ; “Deus está morto!”.
E a poesia na sua obra? Torna- se muito importante ressaltar que a obra poética de NIETZSCHE, ao espelhar o seu pensamento filosófico, assume um lugar deveras significativo em seus escritos. Seus poemas estão dispersos em muitos livros. Na obra: “Assim Falou Zaratustra”, vamos encontrar um belo poema, cujos versos finais são estes:

“Deves tornar-te mais pobre,
Sábio insensato!
Queres ser amado,
Ama-se somente os sofredores !
Só se dá Amor aos que têm fome!
Presenteia antes a ti mesmo,
Oh, Zaratustra,
Eu sou a verdade!”

Esse filósofo brilhante, que se encantou no alvorecer do século XX, atravessou os tempos, influenciando estudiosos e despertando interesse, o que significa dizer que ele marcou não só a sua geração,como ao gerações vindouras.

  • Friedrich Wilhelm Nietzsche (15/10/1944 – 25/8/1900)