No fim de semana, segue Vacinação Antirrábica nos bairros

Colaborou com o texto: Bruna Silva

Desde o início do mês, a Prefeitura de Pindamonhangaba está vacinando cães e gatos contra a raiva, em diversos pontos da cidade. Devem ser vacinados animais maiores de três meses.
Nesta sexta-feira (30), a vacinação acontecerá no centro comunitário do Maricá, no Centro Esportivo do Cidade Nova e no Centro Esportivo do “João do Pulo”. Já no sábado (31), será na Praça da Bíblia, no Parque Ipê, próximo ao cemitério; em Moreira César, na Praça do Cisas, e na Praça São Miguel Arcanjo, no Araretama. Já na segunda-feira (2), das 9 às 16 horas: no Ginásio de Esportes do Alto Tabau, na Praça João Paulo II, no Alto Tabau; na Praça Santo Afonso Ligório, no Maria Áurea; à tarde, das 13 às 16 horas, na Praça São Cristovam, no Alto Cardoso.
A raiva canina ou felina é transmitida a seres humanos pelo vírus presente na saliva dos animais contaminados. Uma vez transmitida a seres humanos, não há registro na literatura de cura, em todos os casos levaram o paciente a óbito.
De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, historicamente no município não há registro de raiva em animais de pequeno porte, com exceção de 2016 como a raiva felina, no bairro Jardim Carlota.
“Para que possamos manter o vírus da raiva erradicado no município, os proprietários ou tutores deverão vacinar seus pets proporcionando a imunização por 12 meses e manter a saúde do animal perante a este vírus”, explicou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.
A vacinação contra a raiva acontece em pontos estratégicos pela cidade, exceto no final de semana do feriado de 7 de setembro. A programação completa está no site da Prefeitura www.pinda.sp.gov.br.