Editorial : “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”

Este é o tema proposto pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para embasar as ações deste ano na “Semana Nacional do Trânsito”.

Mas é somente uma semana? Não. Nunca é. Assim como o dia árvore, o dia das mães e dos pais, entre outros; não é apenas um dia. Essa discussão já deveria ter ficado para trás.

As datas comemorativas fazem homenagens, relembram fatos ou ainda chamam à atenção das pessoas para se conscientizarem a respeito de um assunto ou um problema recorrente.

Comemorada, anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro a “Semana Nacional do Trânsito” tem por objetivo principal conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito: motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. E claro, os setores responsáveis por cuidar de todos esses grupos de usuários do trânsito.

Pensando nisso, a secretaria Municipal de Segurança Pública de Pindamonhangaba vem reforçando suas ações educativas, sobretudo, em adesão à “Semana Nacional do Trânsito”.

Dentro da programação, agentes do departamento de Trânsito estiveram no Parque da Cidade, nessa quarta-feira, 22, com atividades de conscientização sobre o ‘Dia Mundial Sem Carro’.

A iniciativa faz parte da ‘Operação Pedestre’ – que atua em consonância com o Observatório Nacional de Segurança Viária, distribuindo material educativo à população, buscando tornar o trânsito mais seguro – com o objetivo maior que é preservar vidas.