Nossa Terra Nossa Gente : NOS JARDINS DE CHRISTINA LEHMANN, O SOPRO DIVINO

Christina Lehmann chegou a Pindamonhangaba ainda menina quando seu pai veio do Rio Grande do Sul para administrar a Fazenda Santa Helena. Os primeiros anos de sua formação escolar ocorreram em escolas do município e o Ensino Médio, na escola luterana “Von Müller Gymnasium Regensburg” em Hamburgo Velho – RS. Ao retornar à Pindamonhangaba como professora do Colégio Ápice, ingressou no curso de Educação Artísticas/Artes Plásticas da Faculdade Santa Cecília – FASC, instituição de ensino superior onde encontrousua grande mestra, a professora de cerâmica Maria Cheung MiuKuen.
Desde as primeiras exposições, as cerâmicas de Christina Lehmann expressam o seu mundo, a sua arte, o sopro divino que,através de suas mãos concede à argila transcendência imaterial: seus pássaros voam, seus anjos e santos hipnotizam, seus brinquedos devolvem a infância a quem os vê, seus painéis conduzem nossa admiração para sua delicada alma de arte-educadora.
Como professora e diretora da Fasc, se engajou com alguns alunos no projeto de voluntariado das irmãs franciscanas “Casa de Apoio Sol Nascente II”, em Lagoinha – SP e, desde então, tem moldado outras vidas com seu amor incondicional aos assistidos nessa obra.
Para ajudar financeiramente a “Casa de Apoio Sol Nascente II”, há 10 anos criou a FUXIQUE, outro projeto social constituído por um grupo de mulheres voluntárias que se reúnem toda quinta-feira,das 14 às 17 horas,para fuxicar e, também, produzir trabalhos artesanais. O dinheiro arrecadado com a venda desses produtos é destinado aessa obra social que, há 22 anos, acolhe e ajuda homens e mulheres portadores do vírus HIV.
De ascendência alemã e profunda estudiosa da língua de seus antepassados, Christina Lehmann ainda encontra tempo para traduzir poemas do alemão para a língua portuguesa, brindando-nos a cada manhã com versos que nos transportam gratuitamente para o céu: são verdadeiras orações de seu breviário poético!
Ao nos despedirmos em seu jardim, repleto de árvores, flores, pássaros e esculturas, bendigo ao bom Deus por ter presenteado nossa terra e nossa gente com esta mulher tão divinamente humana e humanamente tão divina. E para selar minha profunda admiração por tudo o que ela faz, empresto um versículo do livro do profeta Daniel para saudá-la: “os sábios brilharão como brilha o firmamento, e os que ensinam a muitos a justiça brilharão como estrelas, sempre e eternamente” (Daniel, 12, 3).

Imagens: Divulgação