Nossa Terra Nossa Gente : NOS PAINÉIS DE KUKA, A ARTE DE ADEMIR DA COSTA ALVES

O artista plástico Ademir da Costa Alves (1952 – 2017), nascido em Santos – SP, era um autodidata que buscou inspiração em Portinari, Di Cavalcanti e Burle Marx. Seus primeiros traços foram baseados em filmes de faroeste americano, os quais abriram caminho para sua arte acadêmica, nas décadas de 1960-70.

Kuka – nome artístico com que Ademir assina a maioria de suas obras – tornou-se especialista nos mais variados estilos de arte, destacando-se na pintura em óleo sobre tela e nos murais de azulejos. A arte da azulejaria, tão presente em Portugal e, por influência lusitana, em muitos estados brasileiros, Kuka aprendeu com o mestre Francisco Gajo.

Em 1988, Kuka foi contratado pela administração municipal para executar trabalhos como artista plástico no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. Também foi responsável pela pintura de fatos históricos de Pindamonhangaba em painéis de azulejos, dispostos em diversos espaços públicosda cidade.

O mais expressivo trabalho de sua autoria encontra-se no Centro Esportivo “João Carlos de Oliveira”: o painel do atleta e medalhista olímpico João do Pulo (Ademir da Costa, 2003). Belíssimo tanto quanto os painéis instalados em locais privilegiados de Pindamonhangaba: Bosque da Princesa, Biblioteca Vereador Rômulo Campos D’Arace, Mercado Municipal, Estrada de Ferro Campos do Jordão, Pronto-Socorro, Justiça do Trabalho, Sede da Associação dos Servidores Municipais e Centros Comunitários de bairros.

Ademir da Costa Alves, esse gênio que fazia de sua arte portais para uma viagem no tempo, concedeu a Pindamonhangaba um destaque singular no cenário valeparaibano: o município abriga a maior coleção dos painéis de azulejos do Kuka e por isso,tornou-se uma galeria permanente de suas obras!

Dotada de valor histórico inquestionável, essa galeria de arte merece ser explorada como roteiro educacional nas escolas (penso numa cartilha lindíssima!) e, também, como um novo e promissor roteiro cultural no mapa turístico do município: “Azulejos do Kuka – um passeio pela história de Pindamonhangaba”!

O artista plástico também legou grandes obras à sua cidade natal: o mural de Nossa Senhora de Fátima – padroeira do porto de Santos –, e, dentre outras, duas obras confeccionadas para o Santos Futebol Clube – a família de Edson Arantes do Nascimento (Dondinho, Pelé e Edinho) e o time bicampeão mundial interclubes (Santos, 1963).

Seus quadros (óleo sobre tela, pastel seco sobre papel e outros) ganharam destaque na Bienal de 1976 e em incontáveis exposições e mostras no Brasil e no exterior.

Em reconhecimento à sua relevante e profícua produção, Ademir da Costa foi agraciado comum verbete na coleção “Artes Plásticas no Brasil”, de autoria de Maria Alice e Júlio Louzada (Volume 9, p. 222).

Numa de suas entrevistas, concedida ao jornalista João Paulo Ouverney, declarou: “Meu coração é metade santista e metade pindamonhangabense. Ajudei a perpetuar a Princesa do Norte por meio das minhas pinturas”. De fato, com sua arte, Kuka imortalizou a história de Pindamonhangaba. E, nas páginas da sua história, Pindamonhangaba imortalizou Ademir da Costa Alves!

Infelizmente, em 2017, Kuka foi chamado pelo Arquiteto do Universo… O artista “santista-pindamonhangabense” deixou a família, os amigos, os pincéis, o seu ateliê, a sua grandiosa obra… Para nossa terra e nossa gente, Kuka deixou os painéis que o consagraramcomo a maior referência nacional na arte em azulejos!

  • Divulgação