Editorial : Nossa secular trajetória

E lá se vão 138 anos de história… Como destaca nossa arte de capa – produzida pela jornalista e agora, designer, Aiandra Alves Mariano –, já foram 1.656 meses e 50.404 dias escrevendo uma história robusta.

Quem passa pela redação do segundo jornal mais antigo do Estado de São Paulo – e o quinto do País em atividade ininterrupta – aprende a ouvir.
A entrevistar. A fotografar. A escrever. A diagramar. E atender ao público.

Em mais de um século de vida, a Tribuna do Norte já noticiou fatos históricos, tristes, difíceis, desafiadores, mas, sobretudo, divulgou muitas notícias boas. Histórias inspiradoras e de superação. De personalidades e de pessoas comuns. De órgãos públicos e de instituições filantrópicas. De Organizações Não Governamentais e de pequenos grupos escolares; de teatro e de dança, entre outros.

Com certeza, nossos repórteres, fotógrafos, revisores, diagramadores não somente desenvolveram notícias como também se viram envolvidos com cada uma das muitas fases deste secular veículo. Até porque, o jornal não nasceu na era digital, muito pelo contrário, ele passou pelo desafio do “Tipo por tipo”: letra a letra; pelo “Chumbão”, composição a quente; pelo Pagemaker e por vários outros programas até chegar ao Indesign – fase atual.

A tecnologia evolui. O jornal acompanha. Mas nosso maior patrimônio, sem dúvida, são nossos servidores, nossos colaboradores, nossos colunistas e nossos leitores – que recebem o produto final do nosso ofício cotidiano.

É por isso que agradecemos a cada um de vocês. Estendendo nossos agradecimentos aos assinantes. Aos anunciantes. Às fontes. E à nossa mantenedora, a Fundação Dr. João Romeiro – que em 2020 completou 40 anos de existência – e carrega o nome do fundador e idealizador deste jornal: o jurista, político e poeta Dr. João Marcondes de Moura Romeiro.

Parabéns a todos que fizeram e que fazem parte desta trajetória! Vida longa ao Jornal Tribuna do Norte!