Nosso voto fará toda a diferença

Apesar de nossa democracia ter sido emancipada em 1988, já presenciou muitos atos de corrupção e o uso da máquina administrativa em favor de grupos políticos durante campanhas eleitorais além de abuso do poder econômico.

Isso mostra como nossa democracia ainda é muito frágil, sugerindo a necessidade de mudanças no sistema político do Brasil. Dessa forma, proporcionar disputas mais igualitárias, onde as escolhas dos candidatos sejam feitas pelas suas ideias e planos bem elaborados de governos é essencial.

Ainda que não seja certo afirmar que muitos candidatos só obtiveram sucesso nas eleições por terem gasto mais recursos em suas campanhas que outros, muitas pesquisas sugerem que a competitividade está ligada diretamente ao poder econômico das candidaturas.

Este ano vivemos um momento muito especial, com um único voto vamos escolher presidente, vice-presidente, governadores, vice-governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

Devemos fazer uma profunda reflexão e nos prepararmos para exercer nossa cidadania e direitos políticos.
O voto não é apenas exigência burocrática. Trata-se de um direito constitucional que permite interferir – por meio dos representantes eleitos – em temas com impacto direto sobre a vida da população.

Nossas opiniões precisam ser respeitadas no jogo político, contribuindo para o fortalecimento e a consolidação da democracia. Com um simples gesto valorizaremos nossa história.

Nosso voto fará toda a diferença!

Adelson Cavalcante
Jornalista Mtb. 56.011/sp
Presidente da AJOP