Editorial : Nossos filhos e seus professores

E a semana pós-feriado se inicia já com outra data comemorativa: hoje, 15 de outubro é “Dia dos Professores” – a profissão que forma todas as outras profissões.

Por aqui, estamos sempre abordando temáticas relacionadas à educação e o papel transformador que ela tem na sociedade e claro, os professores são fundamentais nesse processo.

De uma forma muito singela, mas bem significativa, celebramos a data contando a história de uma professora, que resume não só a alegria de estar em uma sala de aula, mas demonstra que em todas as profissões a dedicação, o empenho, a perseverança e o “acreditar no sonho” são peças-chaves no mercado de trabalho; e que todo ser humano conhece ‘a dor e a alegria de ser o que é’.

Que neste dia (e que em todos os outros também), possamos refletir sobre “que filhos estamos levando aos nossos professores?”.

Porque o inverso – na maioria das vezes –, fazemos cotidianamente. Estamos sempre questionando quem são os professores dos nossos filhos. Quais são os livros e as obras que eles estão estudando. Quem são os governantes e quem são os profissionais que decidem a grade curricular. Mas que perfil de aluno estamos levamos ao ambiente escolar nem sempre paramos para questionar…

Que hoje não seja mais uma daquelas datas comemorativas apenas para parabenizarmos os homenageados, mas que seja repleta de reflexão e de mudanças.

Feliz ‘dia do que transfere o que sabe e aprende o que ensina’!