História : Notas sensacionalistas da Tribuna dos anos vintes

Levados pela correnteza

O verão de 1924 foi muito chuvoso em Pindamonhangaba. O rio Paraíba transbordou. O jornal Tribuna do Norte do dia 14 de fevereiro daquele ano divulgou duas mortes por afogamento. Com o título “Desastre e mortes”, a Tribuna iniciou a triste nota mencionando a situação do rio Paraíba devido ao aguaceiro: “As últimas chuvas que têm caído copiosamente todos os dias fizeram o Paraíba transbordar à margem direita, em uma grande extensão”.
A notícia dos afogamentos causados pela força das águas do rio foi assim narrada pelo jornal: “Domingo último dois moços, o José Fernandes Marcondes de Mello e o José Benedito Ribeiro, tomaram uma canoa e ambos remavam por uma forte correnteza, sem medirem o perigo que os enfrentava”.
Conforme a matéria, “quando pretendiam passar por um dos canais do rio Tapanhão a canoa foi de encontro a uma cerca, caindo os excursionistas, que foram levados pela correnteza”.
Em seguida o jornal revela um nobre exemplo de amizade verdadeira, coragem e heroísmo de um amigo pra tentar salvar a vida do outro… “José Ribeiro conseguindo agarrar-se a um mourão teria escapado à morte se não tentasse salvar o seu amigo que se batia ansiosamente na correnteza do rio”.
Vendo a pavorosa situação do amigo, em desespero a se afogar, Zé Ribeiro largou o seu mourão da salvação se atirando às águascom a intenção de salvar o Zé Fernandes “…nada conseguindo, foram ambos levados pela caudolosa corrente, perecendo afogados”.
Concluindo, o jornal revela que foi com muita dificuldade é que finalmente encontraram os dois corpos que, depois de autopsiados, foram sepultados. A Tribuna enviou condolências à família.

Banhavam-se pelados no rio

Na edição de 31 de maio de 1925 ficou registrada em nota intitulada “Atentado contra a moralidade”, uma refência negativa a alguns jovens daqueles anos vintes que já se vão lá bem longe:
“Chamamos a atenção da correta autoridade, policial desta cidade para os fatos escandalosos que se desronlam ultimamente às margens do rio Paraiba, Rapazes banham –se completamente despidos ao sol das 14 horas, desrespeitando as famílias vizinhas. Não satisfeitos com essa prova de má educação, eles ainda dirigem insultos obscenos às lavadeiras que honestamente trabalham a essa hora”.
Vê se que juventude transviada e exibicionista é coisa antiga.

Envelheceu de chifre

Essa saiu na edição de 10 de maio de 1925 e a Tribuna teve como fonte o jornal taubateano “O Norte”. Intitulada “Um homem de chifre”, a curiosa nota destaca o interesse que tal fato havia despertado na classe médica. Apreciemos:
“Procedente de São Francisco de Paula, chegou a Porto Alegre um homem que tem um chifre de 25 centímetros de comprimento por 11 de diâmetro”.
O homem de chifre chamava-se André Silva e, segundo a publicação, ele pretendia expor-se à curiosidade pública. Somando ainda mais curiosidade ao sensacionalismo desta nota está a sua idade: “Interrogado, André declarou ter 104 anos, residindo há muitos anos no município de São Francisco”.
Falou também que “desde criança apresentava esse apêndice, o qual foi crescendo à medida que ele ia envelhecendo”. Complementando a notícia sensacionalista, “André seria submetido a rigorosos exames pelos médicos porto-alegrenses”.

“Matança de cães vadios”

Com esse título cruel e insensível, a Tribuna (18/2/1923) divulgava:
“Atendendo a uma circular da diretoria do Serviço Sanitário do Estado, a prefeitura continua a exterminar com intensidade os cães vadios que pereambulam pelas ruas dacidade com grnde perigo à saúde dos transeuntes sujeitos à inoculação da raiva.”
Num tempo que ainda não havia a disposição de vacinas, muito menos as condições municipais para campanhas de vacinação, os cães de rua, infectados ou não, eram destinados à cruel matança.
Hoje a raiva canina, causada por um vírus agressivo, que tem como objetivo atingir o sistema nervoso central do animal, felizmente tem, (ainda que única) uma forma de proteção, a vacinação. Depois de diagnosticado, esse mal não tem cura… aí o único remédio é a eutanasia.

Obs.: As fotos desta página são apenas ilustrações às notas

  • Levados pela correnteza - Créditos da imagem: Gettyimagens
  • Banhavam-se pelados no rio - Créditos da imagem: Arquivo TN
  • Envelheceu de chifre - Créditos da imagem: Portal R7
  • “Matança de cães vadios” - Créditos da imagem: Chang.org